segunda-feira, 1 de setembro de 2014

FIT registra público de 75 mil em dez dias de apresentações


Durante dez dias, as artes cênicas invadiram São José do Rio Preto e região. A 14ª edição do FIT – Festival Internacional de Teatro terminou no último sábado (30/8). Ao todo foram 103 apresentações, em 23 espaços diferentes, entre teatros, lugares alternativos, praças e ruas. O público pode acompanhar 43 espetáculos, entre produções adulto, infanto-juvenis e de rua.
De acordo com a organização, cerca de 75 mil pessoas acompanharam o festival. “Neste ano tivemos 23 apresentações na rua. Além do espetáculo de abertura, que foi acompanhado por muita gente no Anfiteatro da Represa Municipal, os cortejos realizados pela companhia peruana La Gran Marcha de los Muñecones levaram adultos e crianças para as ruas”, explica Alexandre Costa, secretário de Cultura e coordenador geral do FIT.
Com o conceito de expansão e aproximação, o teatro foi ao encontro da população. Somente a região norte do município, a mais populosa, recebeu 25 apresentações teatrais. A maior parte das apresentações foi centralizada no Shopping Cidade Norte, mas o público também acompanhou espetáculos no Parque da Cidadania e no bairro Maria Lúcia.
“Receber espaços de apresentação do Festival Internacional de Teatro no Shopping Cidade Norte foi continuar nosso processo de comprometimento com nosso público e com a cidade, sendo mais do que um centro de compras, mas um centro de convivência completo. Incentivar a arte e, com ela, a promoção de cultura e formação de público é um de nossos objetivos. Receber aqui 21 apresentações de tão importante festival foi prova disso. Começamos uma parceria para ser estendida e ampliada, sempre”, diz Allexandre Silva, gerente de comunicação do Shopping Cidade Norte.
Os três teatros municipais – Humberto Sinibaldi Neto, Nelson Castro e Paulo Moura - foram palcos dos espetáculos, além dos teatros UNIP e Waldemar de Oliveira Verdi (SESI). O festival também chegou aos distritos de Engenheiro Schmitt e Talhado e à cidade de Cedral.
Além do Shopping Cidade Norte, em que foi montada uma estrutura para as apresentações, o Palestra Esporte Clube e o Cursinho Alternativo também foram utilizados como palcos alternativos. Esse último recebeu os espetáculos inseridos na Mostra Olhar Diverso, com foco na diversidade de gênero.
“Neste ano, a grade de programação contou com espetáculos de qualidade. A curadoria fez um excelente trabalho ao abranger produções que dialogam com o público em diversas linguagens”, destaca Costa. A programação também contou com atividades formativas, com o objetivo de fomentar e discutir as técnicas apresentadas pelos grupos que se apresentaram no FIT.
A 14ª edição do FIT foi realizada pela Prefeitura Municipal, com patrocínio da Bebidas Poty, apoio do ProAC ICMS – Programa de Ação Cultural, em parceria com a TV TEM, Shopping Cidade Norte e Oficina Cultural Fred Navarro e apoio cultural do Palestra Esporte Clube, Cursinho Alternativo, Associação Moinho de Ideias e Associação Amigos da Arte. 

Nenhum comentário: