sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Dia da Amazônia - 5 de setembro



A bacia amazônica abrange uma área de 6.915.000 km², dos quais 4.787.000 km² estão no Brasil. Visto ser reserva ecológica, a Amazônia é considerada o "pulmão do mundo", com imensas potencialidades no setor de pecuária, dos recursos minerais e da energia hidrelétrica.

A Amazônia é a região natural da América do Sul formada pela bacia do rio Amazonas e recoberta pela maior floresta equatorial do mundo: no sentido norte-sul, mede 2.000 a 2.500 km; no sentido leste-oeste, mede cerca de 3.000 km. A bacia amazônica abrange uma área de 6.915.000 km², dos quais 4.787.000 km² estão no Brasil. Visto ser reserva ecológica, a Amazônia é considerada o "pulmão do mundo", com imensas potencialidades no setor de pecuária, dos recursos minerais e da energia hidrelétrica.
A ocupação irresponsável da região já destruiu 550.000 km² de floresta, em razão do corte e das queimadas, resultando na liberação de 2 a 4% das emissões globais de carbono para a atmosfera, fato que tem contribuído para agravar o efeito estufa.
A transformação da paisagem amazônica está reduzindo as chuvas na região, em decorrência da menor evaporação e da menor absorção de energia solar realizadas pela vegetação. Ao reduzir-se a evaporação, há aumento da drenagem de água pelos rios, fato que provoca enchentes após períodos de chuva. Tais eventos causam impactos pouco conhecidos sobre os recursos pesqueiros.
Os estudos científicos sobre os impactos ambientais efetuados pelas organizações não-governamentais junto com a população amazônica organizada têm ajudado a conhecer mais a floresta e a promover o desenvolvimento sustentável, para que se possa preservar essa imensa e rica região para as futuras gerações.
Na Amazônia está localizado o maior rio do Brasil, o mais caudaloso do mundo e o segundo em extensão, com cerca de duzentos afluentes: o rio Amazonas, que nasce no Peru, no planalto de La Raya. Tem 7.025 km de extensão e chega a atingir 30 km de largura na foz. 
Orellana denominou-o "rio das amazonas", em 1542. Ao descer o rio, foi atacado por uma tribo de índios, que julgou serem mulheres guerreiras, as quais, segundo a mitologia grega, teriam vivido no Ponto (Ásia Menor) e escravizavam os homens. Dedicadas à caça e à guerra, amputavam a mama direita (daí o nome "amazonas", que em grego significa "sem mamas"), para melhor manejar o arco e a flecha.
A Amazônia é a área de maior biodiversidade do mundo, razão pela qual foi invadida e explorada por muitos cientistas estrangeiros.
O Dia da Amazônia serve de alerta permanente para que não só o governo como também os brasileiros protejam e conservem o "pulmão do mundo".

Nenhum comentário: