sábado, 25 de janeiro de 2014

Dia da fundação da cidade de São Paulo - hoje



Situada a uma altitude de 860 metros, no planalto de Piratininga, no Sudeste do Brasil, e ocupando uma área de 1.525 km2, a cidade de São Paulo cresceu e se transformou na maior metrópole da América Latina.


A 25 de janeiro do Ano do Senhor de 1554, celebramos em paupérrima e estreitíssima casinha a primeira missa, no dia da conversão do apóstolo são Paulo e, por isso, dedicamos a ele nossa casa." Esse relato do padre José de Anchieta, um dos jesuítas fundadores da cidade de São Paulo, revela as origens humildes da cidade que surgiu em torno do Colégio da Companhia de Jesus.
Situada a uma altitude de 860 metros, no planalto de Piratininga, no Sudeste do Brasil, e ocupando uma área de 1.525 km2, a cidade de São Paulo cresceu e se transformou na maior metrópole da América Latina e na terceira maior cidade do mundo, depois de Nova Yorque e de Tóquio.
A cidade começou a crescer em razão da cultura do café e da imigração de europeus e não mais parou. A urbanização foi tomando conta da paisagem, com importantes melhorias para a população. Em 1891, foi aberta a famosa avenida Paulista. Em 1892, o viaduto do Chá passou a ligar o centro velho à cidade nova. Em 1825, foi inaugurado o primeiro jardim público de São Paulo, que é hoje o Jardim da Luz. Em 1901, começaram a chegar os trens à nova estação da São Paulo Railway, a Estação da Luz. Em 1911, São Paulo ganhou o Teatro Municipal.
Hoje, a cidade industrializada e populosa deve seu sucesso aos milhares de imigrantes e aos milhares de migrantes brasileiros que fizeram e fazem dela um sinônimo de desenvolviemento econômico.;FundaçãoSPaulo.gif;Dia da Fundação da Cidade de São Paulo.

É dia também de  

Nenhum comentário: