terça-feira, 11 de junho de 2013

Jovens católicos de São José do Rio Preto e região improvisam de tudo para ver o papa em julho

Os fins de semana estão mais saborosos 
em muitas paróquias católicas da região.


Sem qualquer medo de fazer os fiéis pecarem pela gula, diversos grupos de jovens se unem nas cozinhas para fazer pastel, pizza, doces e outras delícias culinárias. O objetivo é um só: arrecadar dinheiro para ver o papa Francisco na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio. 
A JMJ é um encontro internacional da juventude com o Papa. O evento acontece a cada três anos e está em sua 28ª edição. A principal finalidade é aproximar os jovens da Igreja. Neste ano, a organização espera a participação de 2,5 milhões de inscritos. Para quem é da região, a viagem não sai barata. Fora a passagem até o Rio de Janeiro, quem for participar integralmente do evento precisa desembolsar pelo menos R$ 608. Esse é o preço da inscrição, que inclui alojamento, alimentação, seguro, transporte interno e o kit peregrino. 
Os valores podem parecer altos, mas não assustam peregrinos cheios de fé, como os integrantes do grupo Jovens Unidos do Cristo Rei (Jucre), de Rio Preto. Desde janeiro, em todos os fins de semana eles se reúnem e colocam a mão na massa para fazer e vender pastéis. Tomate, presunto, queijo...tudo isso agora faz faz parte da receita que vai ajudá-los a ver o Papa. 

A vendedora Francismara Fernandes, 31, será uma das peregrinas rio-pretenses. Ela trocou os passeios com os amigos pela cozinha paroquial onde ajuda a fazer pastel. “Arregacei as mangas e ajudei no trabalho. Tudo está dando certo e logo, logo, estaremos lá no Rio,” disse. Os pastéis são vendidos sempre depois das missas. Desde o início do ano, já foram vendidas 2,5 mil unidadess. 
Para completar a renda, a turma do Jucre também prepara um arraial que será realizado nos dias 21 e 22. “Esperamos vender nesses dias em torno de 600 pastéis”, disse Francismara. Doze pessoas do grupo vão participar da Jornada. Outras guloseimas, tidas como vilões da dieta, também atuam pela boa causa. Brigadeiros, trufas, bolos, pão-de-mel, a cargo do grupo Jovens Unidos de São Francisco (Jusfran), compõem uma cesta de chocolates, cuja rifa garante a viagem de 40 peregrinos. “A rifa ajudou muito. A revelação do vencedor será em 17 de julho”, diz a estudante Yulli Silva Dias, 20, que também irá à JMJ. 
O assessor diocesano da Juventude, padre Sílvio Roberto dos Santos, disse que 1,2 mil pessoas da região de Rio Preto já se inscreveram para participar da Jornada. “Neste ano, a Igreja respira juventude. Tivemos a Campanha da Fraternidade durante a Quaresma e agora vem a Semana Missionária e a Jornada. Em 2007, o papa emérito Bento 16 afirmou que uma Igreja sem jovens é uma Igreja desfigurada. É muito importante o trabalho deles dentro das comunidades,” disse o padre.
Inscrições devem ser feitas pelo site
Há diversas formas de participar da Jornada. É possível ir em grupo, sozinho, por terra ou pelo ar. Os pacotes podem ser conferidos no site www.rio2013.com. Uma das opções em Rio Preto para levar peregrinos até o Rio de Janeiro é o Projeto Jornada. Trata-se de uma agência de viagem oficial da Igreja, exclusiva para a Jornada da Juventude. Foi aberta em outubro de 2011 para atender especialmente os grupos das dioceses da região de Rio Preto. 
Valdinei Machado dirige os trabalhos do projeto em companhia de sua mulher. A viagem, saindo de Rio Preto, custa R$ 300. Segundo ele, a organização tem sua dimensão social e sustentável. Mesmo jovens com poucas condições financeiras para pagar o pacote conseguiram passagem. 
“Já oferecemos cotas de passagens para jovens cujas condições financeiras são limitadas. Esta distribuição foi feita através de uma triagem dirigida por uma assistente social voluntária,” disse Valdinei. Nas cidades da região de Rio Preto estão viajando com Valdinei mais de 853 jovens. “Calculamos que serão necessários 20 ônibus para ir ao Rio de Janeiro. ( Escrito por Diarioweb)


Nenhum comentário: