domingo, 19 de maio de 2013

ADDE e sua mensagem O QUE É ESPIRITISMO ?


Nosso bom dia a todos os amigos da ADDE,
que as trilhas de seu caminho sejam repletas de
flores, saúde, paz, amor e muito carinho.


O que é Espiritismo? 

“A força do Espiritismo não está em suas manifestações materiais, mas em sua filosofia. Nele, não há segredos para ninguém; fala uma linguagem clara, sem ambiguidades; nada há nele de místico, nada de alegorias suscetíveis de falsas interpretações. Ele quer ser conhecido por todos porque chegaram os tempos de se fazer que os homens conheçam a verdade.” — Allan Kardec.
Para começar a falar desse assunto, vamos esclarecer que o termo Espiritismo foi usado pela primeira vez por Allan Kardec na obra O Livro dos Espíritos.
Antes disso, usavam-se termos como Espiritualismo e Neo-Espiritualismo e, embora os fatos espíritas sempre tenham existido, eram interpretados das mais diversas maneiras, muitas delas sob o prisma do misticismo, da superstição e do sobrenatural.
Para obter a resposta mais completa à pergunta acima formulada, é necessário que se recorra ao O Livro dos Espíritos, que é o próprio delineamento, núcleo central e, ao mesmo tempo, arcabouço geral da Doutrina Espírita.
Examinando este livro, em relação às demais obras de Kardec que completam a Codificação, veremos que todas elas partem das bases de O Livro dos Espíritos. As ligações de conteúdo entre esses livros, quais sejam, O Evangelho Segundo o Espiritismo, O Livro dos Médiuns, A Gênese, O Céu e o Inferno, deixam perceber que a Codificação se apresenta como um todo homogêneo e consequente.
Após 156 anos de sua publicação, O Livro dos Espíritos continua sendo tão sólido e atual como nos primeiros dias, sem ter sido abalado pelo progresso tecnológico das ciências materiais do mundo porque, como diz Kardec, o Espiritismo é uma doutrina progressista e aberta.
Além disso, apresenta-se sobre um tripé que lhe dá solidez e credibilidade – Ciência, Filosofia e Religião – todos os ângulos da vida humana que se pode vislumbrar para a sua evolução.
É Ciência, porque trata-se de um conjunto organizado de conhecimentos relativos a certas categorias de fatos ou fenômenos analisados empiricamente, catalogados e relatados por seus pesquisadores, representado pelo O Livro dos Médiuns. Diz Kardec, “a fé sólida é aquela que pode encarar a razão, face a face.”.
É Filosofia, quando, inserido no contexto filosófico tradicional, embora de cunho evolucionista e metafísico, pontua a necessidade do homem ir em busca de seu auto-burilamento, estimulando-o à averiguação de respostas às questões magnas da Humanidade: sua natureza, sua origem e destinação, seu papel perante a Vida e o Universo. Diz Kardec, “nascer, viver, morrer e renascer de novo, progredindo sempre, tal é a lei.”.
É Religião, porque tem o dom de unir os povos em um ideal de fraternidade, preconizado por Jesus de Nazaré, permitido, dessa forma, que o homem se encontre com o próprio Criador. Diz Kardec, “fora da caridade não há salvação.”
"O Evangelho Segundo o Espiritismo" aponta com seriedade, exatidão e muita justeza que "fora da caridade, não há salvação", mas a compreensão dessa afirmação deve se dar de uma forma ampla e bem aprofundada.
A caridade é muito mais que simplesmente realizarmos atividades consideradas "boas" para outras pessoas, até porque, dentro de nosso julgamento do que é bom ou não para o outro, muitas vezes acabamos incorrendo em graves erros. E isso quem aponta mesmo é Paulo de Tarso na passagem: "Nem sempre consigo fazer o bem que pretendo, mas o mal que não quero". E isso por uma causa simples, mas com uma solução não tão simples: conhecimento!
*****
FORMATAÇÃO E PESQUISA: MILTER - 19-MAI-2013
A EQUIPE DA ADDE 


Prestigie a ADDE, 
visite nosso site:
www.adde.com.br

Nenhum comentário: