sábado, 20 de abril de 2013

Secretaria de Saúde de Rio Preto realiza mega arrastão contra dengue em 15 regiões do município


A Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto inicia na próxima segunda-feira (22/04), mega arrastão contra dengue em 15 diferentes regiões do município. A ação visa interromper a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença e eliminar potenciais criadouros do inseto.
Segundo o gerente do departamento de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde, Abner Henrique de Souza Alves, a ação deverá contar com o auxílio de todo os 500 agentes de saúde do município, que vão visitar os imóveis para a retirada de criadouros e simultânea orientação aos moradores.
Deverão ser trabalhados os bairros Parque Estoril (parte), Parque Industrial, Alto Rio Preto, Boa Vista (parte), Vila Maceno (parte), Anchieta, Vetorazzo, Solo Sagrado, Jardim Maria Lúcia, Santo Antônio, Parque da Cidadania, Duas Vendas, Jardim Nunes, Jaguaré e Jardim Americano.
“Na sequência, a partir do dia 29/04, nessas mesmas regiões será realizada a nebulização de inseticida”, afirma o coordenador. A nebulização pesada (UBV) de inseticida, conforme é conhecido o “fumacê”, é realizado por meio de máquinas de pulverização acopladas em veículos, com o objetivo de eliminar o mosquito Aedes aegytpi adulto.
O trabalho será realizado por meio de três carros da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias, órgão da Secretaria de Estado da Saúde). A expectativa é de que cada veículo faça a nebulização de 100 quarteirões por dia. A ação deverá durar cerca de 21 dias até ser realizada em toda a área trabalhada.
“Essa nebulização será realizada no período da noite, entre 19 e 22 horas, por isso é importante que a população colabore, deixando portas e janelas abertas”, orienta Alves. Pessoas acamadas ou alérgicas e animais de estimação devem ficar em cômodo isolado durante a pulverização de inseticida.
Assistência
Outra ação foi a instalação no último sábado, dia 13/04, de duas novas tendas na UBS do Parque Industrial, que tem funcionado de segunda a domingo, das 7 horas à meia-noite, com atendimento exclusivo para pacientes com suspeita da de dengue e casos confirmados da doença em acompanhamento.
Outra duas tendas já haviam sido instaladas no dia 06/04, na UPA Norte, para reforço ao atendimento devido à dengue. Foi estendido ainda horário de funcionamento das UBS Central, Parque Industrial e Solo Sagrado para suporte aos atendimentos relativos à doença.
Também foram adquiridas, em regime de comodato, seis máquinas de hemograma, que foram instaladas nas UPAs Norte, Santo Antônio, Vila Toninho, Jaguaré e Central, além da UBS Parque Industrial. Os equipamentos têm por função auxiliar os médicos da rede pública de saúde no acompanhamento direto da evolução dos casos de dengue, já que o resultado do exame é emitido na hora.
A assistência aos pacientes também foi reforçada com a contratação de 24 novos médicos e 74 profissionais de enfermagem para
Também foram convocados desde o último mês de fevereiro 165 aprovados em concursos realizados pela Administração, dos quais 78 profissionais de saúde já tomaram posse e já estão trabalhando nas unidades de saúde.
No último dia 26/3, a Prefeitura decretou estado de emergência por conta da dengue. A ação teve como objetivo otimizar a busca de recursos extras junto aos governos estadual e federal, além de possibilitar a ampliação das medidas de controle.
Denúncias 
Denúncias de locais que possam servir de potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, podem ser feitas por meio do disque dengue, pelo telefone 0800-7705870. A ligação é gratuita.

Nenhum comentário: