sexta-feira, 5 de abril de 2013

Saúde realiza arrastões contra a dengue no fim de semana


 A Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria de Saúde, realiza dois arrastões contra dengue nesse final de semana. A ação, que será realizada em bairros da região norte do município, tem por objetivo visitar cerca de 5,8 mil imóveis e contará com a participação de mais de 1 mil voluntários, além de agentes de saúde.
No sábado (06/04), a ação será realizada com apoio de 80 atiradores do Tiro de Guerra de Rio Preto, que, em parceria com agentes de saúde vão visitar imóveis nos bairros Jd. Antunes, Jd Arroyo, Jd. Maria Lúcia e Jd das Oliveiras.
Já no domingo (07/04), a ação terá apoio da Igreja Universal com participação voluntária de 1 mil fiéis e 450 agentes de saúde, que vão visitar os  bairros Costa do sol, Eldorado, Parque Residencial João da Silva, Jardim Los angeles, vila nossa senhora da penha, Loteamento Renata Tarraf, Vila Romana, Residencial Jardim Santa Angela, Jardim Santa Bárbara e Vila União.
Segundo o gerente de controle de vetores da Secretaria de Saúde, Abner Henrique de Souza Alves, foram selecionados bairros da região norte devido ao alto número de casos de dengue registrados nessa área do município.
“Nesse final de semana será realizada ação de bloqueio, com a retirada de potenciais criadouros do Aedes, mosquito transmissor da dengue, pelos agentes de saúde e orientação educativa por meio de voluntários. A partir de segunda, nossas equipes de nebulização começam a visitar esses mesmos imóveis para aplicação de inseticida”, afirma.
Assistência
Outra ação da Secretaria de Saúde em relação à dengue é a ampliação do atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da região Norte, que a partir deste sábado, dia 06/04, terá uma tenda climatizada com 30 leitos de observação. O a atendimento será realizado a partir das 7 horas, com equipe extra.
Também foi adquirido em regime de comodato, por 90 dias, quatro máquinas para exames de hemogramas que foram instaladas nas UPAs Norte, Santo Antônio, Central e Jaguaré. Com esses equipamentos, os exames de hemograma que antes demoravam até 6 horas pra ficarem prontos agora ficam prontos em menos de 5 minutos, o que auxilia os médicos no acompanhamento dos casos suspeitos e confirmados de dengue.

Nenhum comentário: