quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Saúde no Bairro visita loteamento S. Judas Tadeu e Janeiro registra maior inflação em nove anos


O projeto Saúde no Bairro, mantido pela Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto, visita nesta sexta-feira (15/2), o loteamento São Judas Tadeu, localizado na área de abrangência do distrito de Talhado.
Com dois ônibus adaptados em consultório médico, odontológico e ginecológico, o projeto leva atendimento de saúde em áreas que não têm unidades de saúde próximas.
Nessa sexta-feira serão oferecidas à população consultas médica, ginecológica e odontológica, além de exames preventivos como aferição de pressão arterial e medição de glicemia.
O atendimento será realizado das 8 às 16 horas.

Projeto Saúde no Bairro
Data – 15/02/2013
Horário – 8 às 16 horas
Local – Loteamento São Judas Tadeu 
(Rua da Praça, s/n – Distrito de Talhado)

Janeiro registra maior 
inflação em nove anos 

Janeiro registrou uma inflação de 2,37%, considerada a maior no primeiro mês do ano desde 2004, quando o índice passou a ser avaliado pelo município. O dado foi apresentado nesta quinta-feira (14/2), pela Secretaria de Planejamento Estratégico, Ciência, Tecnologia e Inovação de São José do Rio Preto, com base no Índice de Preços ao Consumidor (IPC-Geral).
O cálculo das variações do IPC é realizado mensalmente pela Prefeitura, em parceria com as Faculdades Integradas Dom Pedro II e Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). São avaliados os preços de aproximadamente 20 mil itens, por amostragem.
De acordo com a economista da Prefeitura, Emília Toledo Leme, a alta nos preços de produtos nos grupos da Alimentação, com peso de 0,706% e Educação, com 0,861%, colaborou para a elevação da inflação.
“Além do aumento nos valores de abatidos (variação de 9,64%) e tomate, por exemplo, com variação de 54,42%. Também foi registrado em janeiro reajustes nos preços dos cursos de idiomas e particulares, na área do ensino fundamental, com variações de 23,18% e 11,11%, respectivamente”, exemplifica.
No IPC da 3ª idade, o índice foi de 1,65%. “Nessa avaliação, o único grupo de produtos e serviços que não registrou alta foi o da habitação, em todos os outros foi identificado aumento”, afirma o economista Hipólito Martins, da Dom Pedro II.
Os dados completos dos IPC Geral e da Terceira Idade estão disponíveis no Portal Rio Preto, site oficial da Prefeitura, www.riopreto.sp.gov.br, na página da Secretaria de Planejamento Estratégico, Ciência, Tecnologia e Inovação, setor de Estudos Sócio-econômicos.
Na ocasião também foi lançado o Boletim Consolidado dos últimos anos do índice, que traz o histórico da evolução anual desde 2004 do IPC e desde 2008 do IPC da Terceira Idade. O livreto também terá dados de quedas e aumentos de preços por grupos e pesquisa da cesta básica.

Nenhum comentário: