sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

São José do Rio Preto terá Centro Dia para Idoso


O prefeito Valdomiro Lopes participou nesta sexta-feira (01/2), das assinaturas dos termos de repasse de financiamento para construção do Centro Dia para o Idoso, em São José do Rio Preto, e de adesão ao Selo do Programa “São Paulo Amigo do Idoso”. O evento foi presidido pelo secretário Estadual de Desenvolvimento Social, Rodrigo Garcia, e teve a participação de prefeitos de 105 municípios da região, além de representantes das Diretorias Regionais de Desenvolvimento Sociais do interior – Drads.
Rio Preto será contemplado com recursos no valor de R$ 1 milhão para a construção do Centro Dia. “Este será mais um importante serviço de atendimento com qualidade ao idoso de nossa cidade. As famílias poderão deixar seus idosos no Centro Dia, durante o dia, e buscá-los no final da tarde. No Centro Dia, os idosos poderão participar de várias atividades de cultura, lazer, alimentação e atendimento médico integrado, inclusive com fisioterapia. Tudo sem perder os laços familiares”, ressaltou o prefeito Valdomiro Lopes.
Para o secretário de Estado do Desenvolvimento Social, Rodrigo Garcia, o Programa “São Paulo Amigo do Idoso” tem como objetivo tratar o idoso com dignidade e oferecer melhores condições de vida. “É o que podemos chamar de ‘creche do idoso’. E o Governo do Estado, por meio da Secretaria irá levar o benefício a todos os municípios que aderirem ao ‘Selo Amigo do Idoso’”, destacou Garcia.
O secretário ressaltou ainda que, o Programa “São Paulo Amigo do Idoso” baseia-se no conceito de “Envelhecimento Ativo” da OMS – Organização Mundial de Saúde, que privilegia a independência, participação, assistência, autorrealização e dignidade aos idosos.
Representando as secretarias de Assistências Sociais da Região, a secretária de Assistência Social de São José do Rio Preto, Helena Marangoni, enfatizou a preocupação do governo municipal em tornar efetivas as ações da política pública de assistência social. “Vivemos um novo tempo, onde os desafios se apresentam a cada dia e nosso trabalho, enquanto assistência social no atendimento ao idoso, deve ser pautado nos princípios da participação ativa, por meio de estímulos do poder público”, afirmou a secretária Helena.
No período da tarde, a secretária esteve ainda representando o prefeito Valdomiro Lopes, durante entrega de recursos, a diretoria da Alarme – Associação Lar de Menores para  início das obras de restauração da sede da entidade. A secretaria de Estado de Desenvolvimento repassou R$ 500 mil a Alarme.
Visita
O prefeito de Rio Preto, Valdomiro Lopes, acompanhado do secretário Rodrigo Garcia e da secretária de Assistência, Helena Marangoni, visitou ainda, no período da tarde, o Centro de Convivência do Idoso e a área das futuras instalações do Centro Dia para o Idoso. O local tem seis mil metros quadrado e esta localizado na rua Cristovão Colombo, na Vila Maceno.

Nenhum comentário: