sábado, 2 de fevereiro de 2013

Abraham Lincoln, uma saga filatélica


Sucesso nos cinemas, no novo filme de Steven Spielberg, o presidente americano Abraham Lincoln (1809-1865) é a segunda personalidade mais retratada em selos nos Estados Unidos. O presidente que aboliu a escravidão e liderou o país durante a Guerra Civil foi assassinado em 1865, ainda no cargo.


Os primeiros selos dos Estados Unidos, emitidos em 1847, já traziam a imagem do presidente George Washington e de Benjamin Franklin, considerados os “pais da pátria”. Lincoln foi, no entanto, o primeiro a ter um selo emitido apenas um ano após a sua morte. Até então, os Correios dos EUA não homenageavam personalidades falecidas há menos de dez anos.


Além das séries regulares, Lincoln aparece em emissões especiais, como que celebrou, em 1947, a resistência chinesa à invasão japonesa. Quatro selos comemorativos, lançados em 1958 e 1959, marcaram os 150 do nascimento de Lincoln. Em 2009, o bicentenário do presidente abolicionista foi tema de outros quatros selos. (Fonte: http://blog.correios.com.br/filatelia). 



Nenhum comentário: