domingo, 27 de janeiro de 2013

EXPOLACT 2013 - segunda maior feira do setor leiteiro do estado será lançada amanhã


A Lactea Noroeste prepara a Expolact 2013, feira do leite que promete reunir cerca de 2, 5 mil produtores da região em junho, no Recinto Alberto Bertelli Lucato. Considerada a segunda maior feira do setor leiteiro do estado de São Paulo e a sexta do país, a Expolact será lançada nesta segunda-feira (28/01), às 19h30, com um coquetel e apresentação no Recinto de Exposições, para produtores, imprensa, formadores de opinião e empresários do setor.
Além do seu tradicional torneio leiteiro e exposição de animais, a Expolact 2013 busca consolidar no cenário estadual o seu compromisso social na difusão da cultura da produção do leite.
O presidente da Láctea Noroeste – Associação dos Produtores de Leite da Noroeste Paulista, Frederico Mansur, destaca que o evento pretende envolver a família dos produtores, por meio de uma programação especial que conta com atividades como workshop de artesanato e torneios de culinária.
O aperfeiçoamento do produtor leiteiro também entra na pauta da Expolact 2013. Segundo o presidente da feira, Washington Munia Benfati, vários cursos de extensão serão realizados, envolvendo diferentes temas ligados à produção do leite. “Nosso objetivo é fazer com que o produtor cresça e, para isso, informação é fundamental. Todo o segmento leiteiro sai fortalecido com o aperfeiçoamento constante dos produtores”, reforça.
 Para a realização dos cursos a feira terá parceria com o Sebrae, Cati, Fatec, Associações Comercias, Associações de Produtores e Sindicatos Rurais de toda a região.
São esperados 25% do universo de produtores dos 112 municípios das regiões de Jales, Fernandópolis, Votuporanga, General Salgado, Catanduva e São José do Rio Preto, totalizando cerca de 2,5 mil produtores de leite. O evento conta com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura. “Nós cedemos o espaço do Recinto para a realização da feira”, informa o secretário de agricultura, Eduardo Piacenti.
Sobre a EXPOLACT 2011
Na última edição da feira, participaram 479 animais oriundos de 44 plantéis da região e também 35 empresas patrocinadoras do evento. O evento contou com exposição e julgamento de animais das raças leiteiras e torneio leiteiro, além da presença de ovinos de várias raças, leilão de animais, palestras técnicas e dinâmicas, curso de fabricação artesanal de queijos, curso de casqueamento de bovinos e concurso de queijo artesanal.
A EXPOLACT 2011, ainda, continuou representando um canal para o produtor expor, conhecer, comprar e vender animais, produtos e serviços, além de estreitar seu relacionamento com empresas e técnicos que fazem parte da cadeia do leite. O evento foi premiado na categoria do agronegócio com o PRÊMIO ACIRP.
Sobre a LÁCTEA NOROESTE
É uma entidade sem fins lucrativos fundada há mais de dez anos por produtores de leite da região Noroeste do estado de São Paulo. São realizadas ações como: organização de caravanas para vários eventos, palestras técnicas, cursos, parcerias, apoio e orientação para acesso a novas técnicas, tecnologias e assistência ao produtor, leilões e ampliação dos canais de comercialização, apoio ao desenvolvimento e melhoramento genético, incentivo e facilitação para o registro de animais, realização do Clube da Bezerra e da EXPOLACT.
Números sobre o setor na região
 NOROESTE PAULISTA
2,24 milhões de hectares - 37,08 mil propriedades rurais - 22,34 mil tratores
1,15 milhões de hectares de pastagens - 1,88 milhões de cabeças de bovinos
296 mil empregos diretos - 257,07 mil toneladas de milho colhidas
10 mil produtores de leite - 172,9 mil vacas em ordenha
265,87 milhões de litros de leite produzidos
121,4 milhões de reais em leite comercializados

Nenhum comentário: