sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Começa nesta sexta-feira (01/2) processo de seleção dos espetáculos para o FIT 2013


488 trabalhos buscam uma vaga na grade de 
programação do festival, que ocorre de 4 a 13 de julho

Começa nesta sexta-feira (01/2) o processo de seleção dos espetáculos que integram a grade de programação da 13ª edição do FIT – Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto. A equipe curatorial do festival é formada por Sérgio Luis Venitt de Oliveira, Cynthia Petnys, Antonio Luiz Dias Januzelli, Marcelo Victor Mendes Bones e Luiz Fernando Ramos.
Entre os dias 01 e 6 de fevereiro, a equipe de profissionais se reúne na sede da Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto, e seleciona, entre os 488 espetáculos inscritos, aqueles que preencherão a grade de apresentações do festival. O FIT 2013 ocorre entre os dias 4 e 13 de julho.
Do total de inscritos, há 274 espetáculos na categoria adulto, 94 propostas infantis, 17 trabalhos locais, 62 projetos na categoria “de rua” e 41 propostas internacionais. Além de definir os grupos participantes do festival, a equipe de curadores pretende determinar uma concepção temática que permeie e conduza a organização do FIT este ano. Em 2012, o conceito escolhido foi “Teatros do eu, teatros do mundo”.
Composição da equipe curadora:
Sérgio Luis Venitt de Oliveira é educador, produtor cultural, pesquisador da História do Teatro e assistente técnico para a área de teatro da Gerência de Ações Culturais do Sesc-SP; Cynthia Petnys é programadora de teatro do Núcleo de Música e Artes Cênicas do Sesc Belenzinho, em São Paulo (SP); Antonio Luiz Dias Januzelli é doutor em Artes pela Universidade de São Paulo (USP) e professor pesquisador do Departamento de Artes Cênicas da Escola de Comunicação e Arte da USP, com foco de pesquisa na Interpretação Teatral; Marcelo Victor Mendes Bones é fundador, diretor e diretor artístico do Grupo Teatro Andante, em Belo Horizonte (BH), e professor de Interpretação do Curso Profissionalizante de Ator da Fundação Clóvis Salgado, também na capital mineira; Luiz Fernando Ramos é cientista social, jornalista, mestre em Artes Cênicas e doutor em Literatura Brasileira pela USP. Desde 1998, é professor do Departamento de Artes Cênicas da Escola de Comunicação e Arte da USP, além de encenador, dramaturgo, documentarista e crítico de teatro da Folha de São Paulo desde 2008.
Os trabalhos escolhidos para fazerem parte da grade de programação do 13º FIT serão divulgados aos grupos selecionados por telefone, e-mail ou correspondência oficial.
A 13ª edição do FIT é realizada pela Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto em parceria com o Sesc-SP, com patrocínio da Caixa Econômica Federal.
Um pouco mais sobre o FIT
O Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto é uma mostra nacional e internacional que impacta, anualmente, mais de 80 mil pessoas, entre espectadores e organizadores, em torno das artes cênicas na cidade de São José do Rio Preto (SP). De caráter experimental e não-competitivo, o FIT propõe, a cada  edição, novos conceitos e olhares sobre o fazer teatral e a investigação das artes cênicas, caracterizando-se por possibilitar o aprimoramento de uma linguagem e um pensamento crítico por meio de uma linha de atuação investigativa e provocadora.
Após 12 edições, o FIT se consolida como um dos mais importantes eventos de artes cênicas do país. Prova disso é a inclusão do FIT no Núcleo dos Festivais Internacionais de Artes Cênicas do Brasil, sendo considerado um dos 8 eventos mais aguardados entre crítica, artistas e público de diversos estados brasileiros.
Desde 2002, quando da criação do festival, o FIT reuniu cerca de 1 milhão de espectadores em mais de 550 espetáculos espalhados por centros culturais, praças, teatros e ruas de Rio Preto. Em 2013, o evento ocorre entre os dias 4 e 13 de julho.

Seleção de espetáculos – FIT 2013
Data: 1º a 6 de fevereiro. Sexta a quarta.
Local: Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de 
São José do Rio Preto. Praça Jornalista Leonardo Gomes, 1, Centro.

Nenhum comentário: