quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Festival R$ 1,99 terá cinco apresentações amanhã


Seguindo para a reta final, o festival “Em Janeiro Teatro Pra Criança é o Maior Barato” contará com cinco apresentações nesta sexta-feira (18 de janeiro). O evento, realizado pela companhia Fábrica de Sonhos, termina neste domingo (20 de janeiro).
No Teatro Municipal “Humberto Sinibaldi Neto”, a atração desta sexta é o espetáculo “El Dia Que Me Quieras”, a Cia. da Casa Amarela, de Catanduva. As apresentações serão às 15h e 20h. O ingresso custa apenas R$ 1,99.
“El Dia que me Quieras” é uma fábula sobre o amor incondicional. O espetáculo sem texto, apenas com expressão corporal, revela a vida de uma família de pingüins estabelecendo uma metáfora sobre a sociedade 
humana tão isolada e egocêntrica, apesar da modernidade das redes sociais que aproximam o homem virtualmente, isolando-o do mundo fisicamente.
A peça mostra a cultura argentina em seu extremo dramático com o Pai Pingüim, que vive do seu passado de cantor frustrado e dançando tango em troca de uns pesos (moeda argentina) ao lado da Mãe Pingüim, que, apesar da vida monótona, ainda sonha em ser mãe e pede à estrela da sorte que lhe proporcione essa felicidade.
Estreia – No Fábrica de Sonhos – Espaço de Arte, dois espetáculos marcam a programação desta sexta-feira. A peça “Abra-te Cérebro”, da Companhia do Miolo, poderá ser conferida por toda a família às 17h. Já a estreia da companhia Os Cogitadores, o espetáculo “Children”, apresenta-se à meia-noite.
Em meio a confusões e trapalhadas, duas velhinhas divertidas e 
maluquinhas percorrem o mundo em cima de uma motocicleta, atravessando gerações atrás das grandes invenções da humanidade. Este é o enredo de “Abra-te Cérebro”.
A mais velha das duas, Laurinda, é uma cientista, inventora, cria novos usos para coisas conhecidas. É prática e tem solução pra tudo, ou quase tudo. Vivi, a mais nova, é sonhadora, vaidosa e atrapalhada.
Elas ainda têm como acompanhante um rádio/músico que sabe tudo sobre as invenções e notícias históricas. Na bagagem, muita ciência e ilusões. No caminho, aventuras e muitas descobertas.
“Abre-te Cérebro” é inspirado nos livros “História das Invenções”, de Monteiro Lobato, e “As Coisas”, de Arnaldo Antunes, apresentando de maneira lúdica e poética as grandes e pequenas invenções humanas em uma viagem entre o passado, o presente e o futuro.
Já “Children” é o primeiro espetáculo profissional da companhia Os Cogitadores, de São José do Rio Preto, sendo selecionado, ao lado da produção “O Pequeno Animal Selvagem”, para o Proac 2012 – Primeiras 
Obras, da Secretaria de Estado da Cultura.
Escrito por Zeno Wilde e Fernando Bezerra, “Children” apresenta personagens infantis falando de sexo com ludicidade e alucinante ritmo o tempo todo. O enredo é desenvolvido em forma de quadros, apresentando 
diversos personagens envolvidos em temas sexuais.
Com muita graça e irreverência, os personagens agem satirizando a sexualidade em situações hilárias, fazendo o uso de comentários muito engraçados sobre pessoas e acontecimentos corriqueiros, pois se brinca com a inocência e os questionamentos vividos por crianças e adolescentes.
A companhia Os Cogitadores começou sua trajetória em 2011, a partir de um grupo de jovens atores. A princípio, o estudo era a principal proposta daquele encontro, resultando em um exercício cênico de ação 
coletiva: “Isso Muda Tudo”.
Gratuito – Na programação de espetáculos gratuitos, a atração desta sexta-feira é “Saltimbembe Mambembancos”, do grupo Rosa dos Ventos, de Presidente Prudente. A apresentação será na Praça Dom José Marcondes, às 11h.
O espetáculo é focado na cultura popular e sua comunicação em espaços como ruas e praças. As influências vêm de artistas de rua, puladores de arco de faca, vendedores de pomadas milagrosas, adivinhadores e repentistas que vivem apresentando seus repertórios em praças, feiras e viajando de cidade em cidade.
O improviso é também um dos pilares centrais do espetáculo e sua utilização tem forte influência da comédia dell'arte, pelo fato de existir roteiro e personagens definidos, mas que permitem aos atores improvisarem sem sacrificar o todo.
O Rosa dos Ventos é um grupo de Circo e Teatro que escolheu a rua e os espaços alternativos para atuar. Em seus mais de doze anos de trabalho, tem ministrado oficinas e apresentado espetáculos em cerca diversas cidades, num projeto próprio de construção de um circuito popular itinerante pelo Brasil.
Seus integrantes são artistas e profissionais pesquisadores de artes e de educação interessados em conhecer a diversidade cultural existente em nosso país e refleti-los imediatamente no processo de criação do grupo.
O festival “Em Janeiro Teatro Pra Criança é o Maior Barato” tem o apoio do governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Proac ICMS), e da Prefeitura de São José do Rio Preto.

10ª FESTIVAL ‘EM JANEIRO TEATRO 
PRA CRIANÇA É O MAIOR BARATO’

PROGRAMAÇÃO DE SEXTA-FEIRA (18 DE JANEIRO)

- TEATRO MUNICIPAL ‘HUMBERTO SINIBALDI NETO’
Apresentações às 15h e 20h (espetáculo para toda a família)

EL DIA QUE ME QUIERAS
Cia. da Casa Amarela – Catanduva/SP

- FÁBRICA DE SONHOS – ESPAÇO DE ARTE
Apresentações às 17h (espetáculos para toda a família)

ABRE-TE CÉREBRO
Companhia do Miolo – São Bernardo do Campo/SP

- FÁBRICA DE SONHOS – ESPAÇO DE ARTE
Apresentações à meia-noite (espetáculos adultos)

CHILDREN
Cia. Os Cogitadores – São José do Rio Preto/SP

ESPETÁCULOS DE RUA
(Gratuitos)

11h – SALTIMBEMBES E MAMBEMBANCOS
Rosa dos Ventos – Presidente Prudente/SP
Praça Dom José Marcondes.

Nenhum comentário: