sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Espírito Santo vem conhecer modelo Rio-pretense de regularização fundiária


Dois enviados do governo do estado do Espírito Santo visitaram ontem (17/01) o prefeito Valdomiro Lopes para conhecer o modelo de regularização fundiária implantado em São José do Rio Preto a partir de 2009.
 A regularização de 25 loteamentos chamou a atenção do governador Renato Casagrande, do Espírito Santo, que enviou representantes para conhecer a experiência rio-pretense. 
 “Queremos levar a experiência de Rio Preto para os nossos prefeitos para que eles enfrentem essa problemática”, destacou Macaciel Breda, presidente estadual do PSB do Espírito Santo e representante do governador. Ele veio acompanhado do assessor jurídico Caio Ribeiro. “Fomos visitar os núcleos esperança instalados nesses loteamentos e ficamos impressionados”, destacou Ribeiro.
 Os dois capixabas foram recebidos pelo secretário de habitação, Renato Góes.
 O prefeito destacou que os loteamentos irregulares eram um problema crônico de São José do Rio Preto há 30 anos. “Eu prometi regularizar e felizmente superamos todos os obstáculos e conseguimos. Rio Preto virou case de sucesso”, informou.
 Valdomiro Lopes destacou ainda que a regularização levou melhor qualidade de vida para os bairros e melhorou a vida nesses locais.
 O estado do Espírito Santo possui apenas 78 municípios, dos quais há cidades inteiras irregulares. “Vamos iniciar o debate sobre a regularização com nossos prefeitos”, destacou Breda.
 Os dois capixabas passaram o dia em Rio Preto e visitaram alguns núcleos da Esperança, foram ao Parque Residencial Nova Esperança e a núcleos regularizados recentemente. Eles tomaram conhecimento da regularização fundiária rio-pretense ao assistirem palestra do prefeito Valdomiro Lopes, durante encontro do PSB realizado em Brasília, no mês passado. 

Saiba a diferença entre a 
rede de coleta de esgoto 
e de drenagem pluvial

Uma dúvida bastante recorrente é a diferença entre rede de coleta de esgoto e rede de drenagem pluvial que, de fato, possuem finalidades distintas. O SeMAE –Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto de São José do Rio Preto é responsável pela coleta, afastamento e tratamento dos efluentes sanitários. Já a Prefeitura é responsável pela captação e despejo das águas oriundas das chuvas.
 Todo esgoto coletado pelo SeMAE se apresenta de forma “in natura” e é levado para a ETE –Estação de Tratamento de Esgoto para que seja tratado e encaminhado ao meio ambiente novamente, sem poluir os mananciais ou oferecer riscos à vida aquática.
 As galerias de chuva, popularmente chamadas de bueiros, têm um papel importante na hora de conduzir todo volume de água vertido das chuvas diretamente para a natureza. 
 Por este motivo, é muito importante que todo o imóvel tenha as duas ligações instaladas de maneira adequada. Para que não haja lançamento de esgoto sem tratamento nos rios e para que não haja aumento da demanda de água na rede coletora do SeMAE (que possuiu diâmetro menor), o que provoca extravasamentos e retorno do fluxo de esgoto.
 Quando a pessoa faz a ligação de esgoto na rede de drenagem está provocando um problema de saúde pública e ambiental. Neste caso, o esgoto vai para as ruas e mananciais de abastecimento da cidade.
 O gestor em Serviço de Saneamento do SeMAE, William Arruda, alertou a população sobre os transtornos de uma ligação irregular. “Estamos no período de chuvas, a rede coletora do SeMAE pode ser afetada devido a somatória dos efluentes mais água da chuva. As redes clandestinas representam um perigo não só para o morador, mas para todos os munícipes e para o meio ambiente”, esclareceu o engenheiro civil.
 Saiba como usar corretamente o sistema de esgoto:
- Nunca ligue água de chuvas nas redes coletoras. Elas estão preparadas para receber esgoto e a ligação indevida provoca transbordamento nas vias públicas.
- Não jogue lixo (cabelo, plástico, absorvente, camisinha, fio dental, cotonetes, etc.) no vaso sanitário ou nas caixas de esgoto.
- Limpe periodicamente as caixas de gordura.
- Não interligue a rede de esgoto na galeria de águas pluviais.
- Mantenha as caixas de inspeção bem vedadas.
- Não jogue óleo de cozinha na pia, porque entope a rede de esgoto. Além disso, um litro de óleo pode poluir até 1 milhão de litros de água. Coloque o resto de óleo em garrafas pet e doe para reciclagem.

Nenhum comentário: