terça-feira, 6 de novembro de 2012

URE do SeMAE é tema no Congresso Internacional e Evento com prefeitos da região


A URE – Unidade de Recuperação de Energia do SeMAE de São José do Rio Preto foi tema nesta terça-feira (6/11) de palestra no 16° Congresso Internacional e Exposição de Automação, Sistemas e Instrumentação. Evento realizado até quinta-feira (8/11) no Expo Center Norte, Pavilhões 7 e 8, na cidade de São Paulo.
A apresentação do trabalho foi feita pelo engenheiro Renato Takahashi da ETE - Estação de Tratamento de Esgoto. O título da palestra foi: “Geração e Cogeração de Energia, a partir do Biogás e do Lodo gerados na ETE Rio Preto e dos Resíduos Sólidos Urbanos objetivando Autossuficiência Energética – Usina de Recuperação de Energia (URE)”.
Esse projeto foi desenvolvido por engenheiros e técnicos do SeMAE e tem por objetivo converter os principais resíduos do processo do tratamento de esgoto da ETE Rio Preto em subprodutos para a geração térmica de energia elétrica. Isso significa utilizar o gás metano e os resíduos da digestão anaeróbia (lodo) produzidos pela Estação, mais os resíduos sólidos urbanos provenientes das podas de árvores e material lenhoso da Construção Civil para gerar energia.
O Congresso visa idealizar negócios entre empresas e profissionais que queiram estreitar relações em diferentes segmentos industriais, como os setores de óleo e gás, papel e celulose, saneamento, mineração e siderurgia, dentre outros. A expectativa é de que o evento, que tem a participação de 150 conferencistas e 130 expositores, receba 16 mil visitantes.
“Hoje foi um dia especial. O SeMAE participou de dois eventos muito importantes, do Quinto Encontro Técnico Ibero-Americano de Alto Nível e do 16° Congresso Internacional e Exposição de Automação, Sistemas e Instrumentação, mostrando toda sua eficiência tecnológica. Quero dar os parabéns a todos os profissionais da Autarquia, de todos os setores, que se empenham diariamente para melhorar nossos serviços”, disse Luciano Passoni, superintendente do SeMAE.

Valdomiro participa de evento
 com prefeitos da região

O prefeito de São José do Rio Preto, Valdomiro Lopes da Silva, participou na manhã dessa terça-feira, dia 6/11, de evento promovido pela Caixa Econômica Federal para recepção aos novos gestores municipais da região. Ao todo compareceram 136 prefeitos da área atendida pelo banco, no salão de eventos do hotel Ipê Park, em Cedral.
 Durante o evento, Valdomiro falou dos projetos realizados pela Prefeitura, em parceria com o governo federal, que receberam recursos por meio de parceria com a Caixa como as novas unidades habitacionais já construídas no município, no Parque Residencial Nova Esperança.
 “Somando todos os empreendimentos da área de habitação o município de Rio Preto entre essa gestão e a próxima serão 7,5 mil novas unidades habitacionais, beneficiando em torno de 30 mil pessoas”, afirmou Valdomiro aos novos prefeitos.
 Os prefeitos foram recepcionados pelo superintendente regional da Caixa, Clayton Rosa Carneiro, que apresentou a cesta de produtos e serviços do banco durante a reunião.

Nenhum comentário: