quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Mestrandos e doutorandos estrangeiros virão conhecer a ETE e homenagem a Lima Bueno


A ETE —Estação de Tratamento de Esgoto de São José do Rio Preto receberá nesta sexta-feira (9/11) mestrandos e doutorandos da África, Ásia, Oriente Médio e América Latina, além de profissionais da Ufscar -Universidade Federal de São Carlos e de outras cidades do Brasil. A visita faz parte do curso “Wastewater Treatment Plants and Management”, realizado em parceria pela Ufscar, Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP) e DAAD da Alemanha.
 O corpo de estudo, que visitará a Estação, é composto por cerca de 40 pessoas, que irão presenciar “in loco” a eficiência do tratamento de esgoto na cidade, que atualmente é de 100% dos despejos coletados no município. 
 “A ETE é considerada referência internacional. E por isso, atrai visitas de multinacionais, técnicos e operadores de estações de todo o mundo”, ressaltou o superintendente do SeMAE, Luciano Passoni.  
 Somente neste ano, a ETE Rio Preto recebeu o diretor e pesquisador da Universidade Politécnica de Valencia, da Espanha, Jordi Paya Bernabeu; o pesquisador e professor do Departamento de Engenharia Civil da Unesp de Ilha Solteira, José Luiz Pinheiro Melges; a professora de Engenharia Civil da faculdade Unorp, Cristiane Thiago Rosa; técnicos da Sabesp, Marcelo Beccari, André Sotero, Marcos Uyehara, Alexandre Angela; técnico da Sanasa de Campinas, Uildson Carlos Alberto de Oliveira; técnico da ETE de Piçarrão, Bruno Marcos Silveira, e o consultor operacional do SAAE de Guarulhos, Sérgio Roberto Carvalho de Souza. Entre muitos outros nomes de renome do setor, que vêm a Rio Preto para conhecer a eficácia do funcionamento operacional da Estação.

Prefeito homenageia 
Lima Bueno em Gabinete 

O prefeito Valdomiro Lopes realiza, nesta sexta-feira, às 9 horas, a inauguração das novas instalações do 8º andar do Paço Municipal, que vai se chamar José Carlos de Lima Bueno. O andar é, desde 2011, o novo Gabinete do Prefeito, que foi transferido do 4º para o 8º andar do prédio.
O nome é uma homenagem ao arquiteto e professor-doutor, que idealizou o projeto de reforma do 8º e 9º andares da Prefeitura, José Carlos de Lima Bueno, que também responde pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo. Bueno tem um vasto currículo, que inclui especialização no exterior e ampla atuação na vida pública.
Lima Bueno é formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília (UnB) em 1969, com mestrado e doutorado em Planejamento Urbano pela USP, especialização em Planejamento pela Universidade de Cuba e cursos na Alemanha, México, Estados Unidos, Espanha e Inglaterra.
 Ele é autor de diversos projetos de grande porte, como os distritos industriais Waldemar de Oliveira Verdi e Carlos de Arnaldo Silva, Calçadão, Estação Rodoviária, agência da antiga Caixa Econômica Estadual, IMC, sede de campo do Clube Monte Líbano e Hotel Nacional. Desenvolveu centenas de projetos nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia e Espírito Santo. Tem projetos publicados nas principais revistas especializadas do país, exposições na Bienal de São Paulo e inúmeros prêmios.
 “É uma justa homenagem a quem tanto fez por Rio Preto e continua fazendo”, define o prefeito Valdomiro Lopes. 

Nenhum comentário: