segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Inscrições para grupo de orientação a mulheres no climatério e saúde realizou 17.266 testes


A Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto, por meio do Centro de Atendimento Especializado em Saúde da Mulher (CAESM), está com inscrições abertas para interessadas em participar do grupo especial para orientação às mulheres no climatério – época de transição entre o período reprodutivo para o não fértil e início da menopausa.
 Formado por equipe multidisciplinar, o grupo terá por objetivo debater temas diversos ao cotidiano da mulher como envelhecimento, sexualidade, saúde, família, autoestima, questões hormonais, entre outros.
 Segundo a gerente do CAESM, Fabíola Valério Severino Pereira, para participar, a mulher não precisa ser paciente. “Basta procurar o Centro e se inscrever ou a unidade de saúde mais próxima de sua casa”, afirma.
 O grupo funcionará todas às quintas-feiras, a partir das 9 horas, com duração de uma hora. A primeira reunião está programada para o dia 30/8.
 O Centro de Atendimento Especializado em Saúde da Mulher (CAESM) está localizado na avenida Philadelpho Gouveia Neto, 1960, no Jardim Conceição. O telefone para informações é o (17) 3215-1847.

Secretaria da Saúde realizou 
17.266 testes em 30 dias

A Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto realizou 17.266 testes de sorologia para diagnóstico de hepatites virais B e C, HIV e Sífilis durante campanha municipal de prevenção, encerrada na última sexta-feira (24/8). O total de exames realizados foi 149% maior que a média mensal realizada pelo município.
 Segundo Diene Trajano, chefe do departamento da atenção especializada da Secretaria de Saúde, a campanha cumpriu o objetivo de aumentar a testagem no município e, conseqüentemente, estimular o diagnóstico precoce da doença das três doenças.
 “Mesmo com o fim da campanha, existe a possibilidade da testagem para quem estiver interessado – a pessoa pode procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa ou o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). Nas unidades, os exames realizados são os convencionais, cujo resultado fica pronto em 20 dias, em média”, afirma.
 No CTA, que está localizado à rua Ipiranga, 291, na Vila Esplanada e funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas, são dois tipos de testes para diagnóstico de hepatite disponíveis – o convencional e o rápido, em que o resultado é divulgado na mesmo dia do exame. No caso do HIV, também existe o convencional e o rápido.
 “O usuário que optar pelo CTA pode, inclusive, agendar o atendimento pelo telefone (17) 3231-9939”, ressalta Diene.

Nenhum comentário: