sábado, 30 de junho de 2012

Há 10 anos o Brasil e o mundo se despediam de Chico Xavier


CHICO,
As mães, os pais, os filhos, enfim o Espiritismo na sua mais ampla concepção, e até mesmo os descrentes na Doutrina, tiveram seus horizontes abertos por sua abnegação na dedicação da Doutrina codificada por Kardec, quer seja pela palavras e mensagens sempre amiga e consoladoras, quer pelos livros que deixastes através de incansáveis horas de psicografia.

Embora ninguém possa voltar atrás e 
fazer um novo começo, qualquer um 
pode começar agora e fazer um novo fim.

Consulta ao capítulo XVII de O Evangelho Segundo o Espiritismo no item O Homem de Bem e Os bons espíritas, faz compreender que as características coincidem com os preceitos morais que justificam a denominação de espíritas cristãos, conforme definição do próprio Codificador, pois aí surge a figura do espírita praticante.
A questão pode ser fechada com trecho do Espírito Simeão, constante do capítulo X - do mesmo livro citado no parágrafo anterior -, item 14. No último parágrafo, diz o Espírito: "(...) Se vós vos dizeis espíritas, sede-o pois; olvidai o mal que se vos pôde fazer e não penseis senão uma coisa: o bem que podeis realizar. (...)".
Ora, o trecho transcrito bem indica o programa de vivência espírita. Para colocá-lo em prática, há que se esforçar para vencer as más tendências e ainda ocupar-se de fazer o bem. Eis o que é verdadeiramente ser espírita: a adoção dos preceitos morais como diretrizes da própria conduta ou o esforço para a eles se adaptar. O ser espírita é mais uma questão de foro íntimo, que de aparências externas.
Eis ai o exemplo. E como gostamos de modelos, que tal copiarmos..... 


Há 10 anos o Brasil e o mundo 
se despediam de Chico Xavier

Isabelle FigueirôaDo NE10 

O homem simples que, apesar de professar a fé espírita, transcendeu religiões pela prática do bem, fechou os olhos para o mundo dos vivos há exatos dez anos para dar lugar ao mito que permanece mais presente do que nunca nos corações de quem o admira. Francisco Cândido Xavier, ícone do Espiritismo no Brasil, faleceu no dia 30 de junho de 2002. Como numa profecia, o médium havia dito que queria morrer num momento de alegria para os brasileiros. Ele acertou: naquele dia, a seleção de futebol foi pentacampeã da Copa do Mundo.
Há uma década o "mui amado Tio Chico", como gostavam de chamá-lo amigos mais próximos, retornava à pátria espiritual a qual ajudou a desvendar por meio de mensagens orais e escritas, ditadas pelos espíritos. Em contato com o mundo invisível desde criança, faculdade denominada pela doutrina espírita de mediunidade, Chico Xavier psicografou mais de 400 livros, entre romances, poesias, livros de mensagens e de estudo, mesmo tendo concluído apenas o ensino primário.
Além dos livros publicados, Chico ganhou fama depois das participações no programa de televisão Pinga Fogo, veiculado pela extinta TV Tupi Canal 4 de São Paulo, nos dias 28 de julho e 21 de dezembro de 1971. O primeiro programa, com previsão inicial para durar uma hora, acabou por se estender por mais de três horas, enquanto a segunda edição durou quatro horas.
Ao vivo e com retransmissão em rede nacional - fato pouco comum para as emissoras de TV da época -, o médium foi sabatinado por jornalistas conceituados como Saulo Gomes, Herculano Pires e Durval Monteiro, além do intelectual católico João Scantimburgo e do cientista espiritista Hernani Guimarães Andrade. Foi um inegável sucesso de audiência, com 75% dos televisores da cidade de São Paulo sintonizados no programa.
Apesar de toda notoriedade, o mineiro era exemplo de humildade. Todo o dinheiro da venda dos livros foi destinado a obras assistenciais, primeiro em Pedro Leopoldo (MG), onde nasceu, depois em Uberaba (MG), onde passou a viver no final da década de 50. Mais do que livros e programas de TV para divulgar o espiritismo, Chico deixou um legado de consolação, amor e caridade.
A obra de Chico Xavier - escrita e exemplificada - continua, mesmo após seu desencarne (como os espíritas chamam a morte), a orientar e acalentar o coração de milhares de pessoas. O médium faleceu em Uberaba, aos 92 anos, vítima de um ataque cardíaco.

Visite o site da ADDE 
www.adde.com.br 
formatação e pesquisa: MILTER  - 30-06-2012 -

Nota d'A Página
Normalmente esta coluna é publicada aos domingos, mas em virtude de hoje estar fazendo 10 anos do passamento de Chico Xavier estou prestando uma singela homenagem a este HOMEM que transcendeu como exemplo na pratica do bem e também muito na Doutrina Espírita, inclusive pela vias das redes sociais deixei várias mensagens e abaixo uma delasSR!!!! . 

10 ANOS DE SAUDADE DE CHICO XAVIER

Teus pensamentos e vontades, são a chave de 
teus atos e atitudes em tua jornada de vivência....

Bom fim de semana com  paz, saúde, 
amor e um bom inverno com 
o calor das amizades.
Saudações e 
abraçosSR!!!!
....
...
..
.
 Sidinei Ribeiro

Nenhum comentário: