terça-feira, 22 de novembro de 2011

Unidades de saúde realizam hoje mutirão noturno e Campanha Fique Sabendo continua


A Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria de Saúde, realiza nesta terça-feira (22/11), dois mutirões noturnos de saúde preventiva – um na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) do Jardim Maria Lúcia, na região Norte do município e outro na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) do Jardim Felicidade/Rio Preto 1.
Serão oferecidas consultas médicas e odontológicas, orientações sobre planejamento familiar, verificação de pressão arterial e glicemia, além de realização de exames preventivos como papanicolaou, para identificar câncer de colo de útero e sorológicos para identificar HIV, Sífilis e Hepatites virais B e C.
Ambas as ações serão realizadas das 17 horas às 21 horas, com o objetivo de proporcionar o atendimento de trabalhadores que não podem ir até a unidade em horário de trabalho.
A iniciativa faz parte do ciclo de eventos alusivos à promoção da saúde que são desenvolvidos em unidades de saúde do município, com o objetivo de ressaltar a importância dos exames preventivos.

Mutirão Noturno de Saúde 
Data: 22/11/2011 (terça-feira)
Horário: 17h às 21h
Local: UBSF Jardim Maria
rua Almirante Tamandaré, 1.150

Mutirão Noturno de Saúde 
Data: 22/11/2011 (terça-feira)
Horário: 17h às 21h
Local: UBSF Jardim Felicidade/Rio Preto 1
Avenida Marginal 2 com a rua Ernesto Alves
e rua Irineu Pupim - Jardim Felicidade

Campanha Fique Sabendo continua 

O caminhão itinerante do Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST)/Aids, mantido pela Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria de Saúde, vai levar a testagem para detecção do vírus HIV para dois novos locais nesta quarta-feira, 23/11 – o ginásio Montanhez, localizado na avenida Nossa Senhora da Paz e o Parque Setorial da Represa, localizada na avenida Philadelpho Gouvea Neto, próximo à Emurb.
No primeiro, a testagem será realizada das 14 às 17 horas e no segundo, das 19 às 21 horas. Para se testar, é necessário que o interessado compareça portando pelo menos um documento pessoal com foto.
A ação, que faz parte da Campanha de Testagem anti-HIV – Fique Sabendo 2011, lançada no último sábado, 19/11, tem por objetivo incentivar a população vulnerável, por exemplo, quem teve relações sexuais sem uso de preservativo, entre outras situações, a se testar contra Aids.
Até o dia 1º de dezembro, a população de Rio Preto poderá realizar o teste de diagnóstico para HIV em 27 pontos diferentes do município – sendo as 25 unidades de saúde, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), além da unidade itinerante (caminhão) que vai percorrer diversos locais da cidade, proporcionando acesso à testagem em horários alternativos aos munícipes.
Segundo a coordenadora do Centro Municipal de Prevenção e Diagnóstico de DST/ AIDS, Aracelis de Castro Aschar, o exame oferecido será o convencional, mediante coleta de amostra de sangue para posterior testagem, cujo diagnóstico fica pronto em 15 dias úteis, em média. Quem optar por se testar no CTA tem a opção pelo teste rápido, que, em aproximadamente 40 minutos, emite o resultado.
Uma equipe formada por técnicos da saúde, entre eles enfermeiros, médicos e psicólogos, ficará responsável pelo aconselhamento, testes, análise de exames e distribuição de preservativos e material educativo à população que decida pela realização do teste.
Em todas as unidades, além do teste para HIV, a população também poderá se testar para Hepatites Virais B e C, além de sífilis.
Com a campanha de incentivo à testagem, o Programa Municipal de DST/Aids pretende ainda reduzir o diagnóstico tardio para HIV/Aids, o que dificulta o tratamento da doença e interfere na sobrevida do portador do vírus HIV.
“O diagnóstico precoce e o início do tratamento antirretroviral em momento oportuno são imprescindíveis para a qualidade de vida dos portadores de HIV/AIDS. O foco da campanha deste ano são as populações mais vulneráveis (jovens, HSH,usuários de drogas e profissionais do sexo) e as pessoas que nunca realizaram um teste de HIV na vida”, afirma.
Casos
Em Rio Preto, da primeira pessoa com diagnóstico positivo para a doença em 1984 até o mês de novembro deste ano, foram registrados 3.956 casos de Aids, sendo que a faixa etária predominante está entre 20 e 34 anos, com 52,8% dos casos positivos.
Desse total, 1.952 estão vivos,o que corresponde a 49,34%. Do total de casos, 2.690 (68%) são de pessoas do sexo masculino e 32% (1.266) do sexo feminino.
A estimativa é de para cada caso positivo registrado no município – hoje são 3.956 notificados – existe pelo menos uma pessoa que tenha o vírus HIV e desconheça a própria situação, por nunca ter se testado para a doença.
Desde 2009, a Secretaria de Saúde tem intensificado as campanhas de testagem no município. No ano passado, durante a campanha Fique Sabendo, foram realizados 3.109 testes de diagnóstico de HIV.

Programação 
Caminhão Itinerante para testagem de HIV

23/11
 Ginásio Montanhez (Av.Nossa Senhora da Paz)
 14h às 17h
Parque Setorial (Praça da Emurb/Av.Philadelpho)    
19h às 21h
24/11
 5ª Rápida/ Rodoviária (Rua Pedro Amaral)
 15h às 21h30
25/11
 Bela Vista (loteamento irregular)
 8h às 16h
27/11
 Folia de Reis (Praça Jd.Caparroz)
 9h às 15h
28/11
 Av. das Vivendas esq. Av.Potirendaba (Praça da Concordia)
 13h às 17h
28/11
 Parque Setorial (Praça da Emurb/Av.Philadelpho
 19h às 21h
29/11
 Av. Danilo Galeazzi (Estacionamento do Sup.Laranjão
 14h às 21h
30/11
 Ginásio Eldorado (Av.Monte Aprazível)
 13h às 17h
Centro Esportivo Jd. Antunes
19h às 21h

Nenhum comentário: