domingo, 21 de agosto de 2011

Convite Circuito de Oficina Mediação de Leitura com Rosana El Kadri


O Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas tem como uma de suas atribuições promover a capacitação dos profissionais que atuam nas bibliotecas públicas. Dando continuidade às ações de capacitação, a SP Leituras – Organização Social de Cultura, oferece oficinas de aperfeiçoamento nas diversas regiões do Estado. Os temas abordados são resultantes do levantamento de necessidades efetuado junto às bibliotecas integrantes do Sistema.
O Ciclo de Palestras foi iniciado em julho, com a realização de 12 Oficinas de Elaboração de Projetos Culturais em 11 cidades do Estado de São Paulo e participação de 427 pessoas que multiplicarão os conhecimentos adquiridos. Como continuidade ao processo de capacitação dos profissionais, o Sistema Estadual de Bibliotecas promoverá, entre agosto e setembro, o segundo ciclo de oficinas, agora com o tema Mediação de Leitura.
Objetivos e Metas.
Sensibilizar bibliotecários, agentes de leitura, professores e pessoas interessadas em narrar histórias e realizar mediação de leitura em bibliotecas públicas, salas de leitura e espaços de convivência;
Produzir narrativas orais a partir de um texto literário escrito, planejando a fala pública usando a linguagem em função das exigências da situação e dos objetivos estabelecidos;
Dominar a leitura em voz alta, considerando a fruição de leitura;
          Planejar, executar e reformular, mediante avaliação, planejamento   de atividades de mediação de leitura e de narração de histórias.
Conteúdo
Textos Literários: crônicas, contos, fábulas etc.
Cronograma de atividades
09h às 11h – Por que leitura literária? Em que a literatura colabora para a formação de leitores? Leitura compartilhada de texto: Apólogo brasileiro sem véu de alegoria, de António de Alcântara Machado.
11h às 11h15 - pausa para café
11h15 às 12h30 - atividades oficina
Exemplos de mediação de leitura.
Apresentação de vídeo de formação de monitores do Fábricas.
Discussão.
12h30 às 13h50 - pausa para almoço
14h às 16h - atividades oficina
Como preparar uma atividade de mediação de leitura?
Elaboração de planejamento em grupos
16h às 16h15 - pausa para café
16h15 às 18h - atividades oficina
Término do planejamento
Grupos fixam seus planejamentos
Um dos grupos faz atividade com a turma.
Ministrante
Rosana El Kadri
Carga horária
9 horas (9 às 12h30 e 13h50 às 18h)
Localidades
Marília
Presidente Prudente
Ilha Solteira
São José do Rio Preto
Ribeirão Preto
Araraquara
Avaré
Piracicaba
São José dos Campos
Iguape
São Paulo - Capital
Público Alvo
Bibliotecários, auxiliares de sala de leitura, professores e pessoas interessadas em narrar histórias que já desenvolvam ou tenham interesse em trabalhar com mediação de leitura no Estado de São Paulo.
Vagas
Até 50 pessoas por turma.
Mini currículo da Palestrante:
Graduada em Letras e mestra em Português pela PUC SP, foi professora de português para o ensino fundamental em diversas entidades de ensino em São Paulo.
Autora de diversas publicações, entre elas as coleções “Pensar e Construir Português” e “Português Paratodos”.
Coordenou diversos projetos para formação de arte-educadores em leitura e literatura, dentre eles o Projeto “Fábricas de Cultura” da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.
Ministra cursos e oficinas para a formação de mediadores de leitura e narração de histórias.

Nenhum comentário: