quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Cerca de 500 pessoas participam nesta sexta-feira (26/8) do 1º Seminário ParTec


A Prefeitura, por meio da Secretaria de Planejamento Estratégico, Ciência, Tecnologia e Inovação, em parceria com a CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, realiza o 1º Seminário ParTec, nesta sexta-feira (26/8), a partir das 8h30, no Teatro da Unip. O evento discutirá a implantação ao Parque Tecnológico de São José do Rio Preto. Cerca de 500 pessoas fizeram a inscrição para participar das atividades.
O prefeito Valdomiro Lopes faz a abertura com a colocação “ParTec: Engajamento do Poder Público Municipal”. Em seguida, o secretário Municipal de Planejamento Estratégico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Milton Assis, fala sobre o estágio atual do Parque Tecnológico.
Os convidados para ministrar palestras e mesas redondas são: o secretário do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, Paulo Alexandre Barbosa; João Florêncio da Silva, da Finep – Financiadora de Estudos e Projetos; o deputado estadual Orlando José Bolçone; o professor Roberto Nicolsky, diretor-geral da Protec -Sociedade Brasileira Pró-inovação Tecnológica; Gilberto Goissis, do Instituto de Química da USP; Paulo César Goulart de Miranda, diretor de Planejamento do Parque Tecnológico de São José dos Campos, e o médico Domingo Marcolino Braile.
Diversas instituições de ensino, empresariais e públicas estão entre os parceiros da realização do 1º Seminário ParTec, que tem como tema “Desafios e Oportunidades”.
Parque Tecnológico
O Parque Tecnológico de São José do Rio Preto terá 39 empresas de tecnologia de informação, 12 empresas que já estão no Distrito Ulisses Guimarães, 40 empresas do setor joalheiro e outras 50 que entrarão no processo a partir de 2012 até 2020.
Além disso, o local abrigará mais um campus da Fatec, um campus da Famerp (para cursos de pós-graduação), uma base da Unesp para pesquisas de biotecnologia e outras instituições. O instituto Florestal vai se instalar na área para cuidar do Parque Ecológico do complexo.
Por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, o Instituto da Pesca implantará no Parque Tecnológico o Centro APTA -Agência Paulista de Tecnologia do Agronegócio de Pescado Continental.
Segundo o deputado Orlando Bolçone, está assegurado no orçamento estadual recurso de R$ 7,2 milhões, mais R$ 1,8 milhão do município, para as obras de infraestrutura. Compreendidas em sede administrativa, incubadora de empresas de ciência e tecnologia e laboratórios.
Credenciado, Rio Preto será o segundo município paulista a ter seu Parque Tecnológico. Dezessete cidades buscam credenciamento no Estado. São José dos Campos é o único que obteve até agora.
O Parque Tecnológico de São José do Rio Preto ocupará uma área de 376,48 hectares (o que equivale a seis espaços do tamanho do Ibirapuera), onde funcionou o extinto IPA -Instituto Penal Agrícola. Vai concentrar, no mesmo local, universidades, empresas de alta tecnologia e o poder público.
Programação
8h30 - Recepção dos participantes
9h - Abertura do evento
9h - 9h15 – “ParTec: Engajamento do Poder Público Municipal”, Valdomiro Lopes, prefeito de São José do Rio Preto
9h15 - 9h30 – “ParTec: Estágio Atual”, arquiteto Milton Faria de Assis Júnior, secretário Municipal de Planejamento Estratégico, Ciência, Tecnologia e Inovação
9h30 - 12h - Mesa Redonda I – “Sistema Paulista de Parques Tecnológicos e Programas de Apoio e Incentivo (Gerenciamento/ Estratégias de ampliação/ expansão/ política estadual e federal de incentivo/ Programas de incentivo/ Recursos)”
9h30 - 10h - Paulo Alexandre Barbosa, secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo
10h - 10h20 - Café
10h20- 10h50 - João Florêncio da Silva - Finep - Financiamento de Estudos e Projetos
10h50 - 11h20 - Prof. Dr. Orlando José Bolçone, deputado estadual
11h20 - 12h – Debate
12h - 14h - Almoço (livre)
14h - 17h30 - Mesa Redonda II – “Desenvolvimento Tecnológico: Pesquisa, Inovação e Empreendedorismo”
14h - 14h40 - Prof. Dr. Gilberto Goissis - Desenvolvimento Tecnológico e a Participação da Universidade - Instituto de Química da USP/São Carlos
15h20 - 15h40 - Café
15h40 - 16h20 - Dr. Paulo César Goulart de Miranda - diretor de Planejamento do Parque Tecnológico
16h20 - 17h - Prof Dr. Domingo Marcolino Braile – “ParTec: Visão e Expectativa do Empresariado de São José do Rio Preto e Região”
 17h - 17h30 - Debate final 

Nenhum comentário: