terça-feira, 17 de maio de 2011

I Congresso Internacional de Educação Física e Qualidade de Vida do Noroeste Paulista


Começa nesta quarta-feira (18/5) o I Congresso Internacional de Educação Física e Qualidade de Vida do Noroeste Paulista. A abertura do evento será no auditório do teatro Sesi “Waldemar de Oliveira Verdi”, ao lado da Represa Municipal, às 20 horas, com a participação do prefeito Valdomiro Lopes e representantes da UNIRP. A palestra de abertura será feita pelo ex-jogador de vôlei e professor do Sesi São Paulo Esporte, José Montanaro Júnior.
O Congresso vai até o dia 22 deste mês (domingo), com a participação de profissionais de diversas modalidades esportivas, do Brasil e de outros países. A organização e parceria são das Secretarias de Esportes e Lazer e Educação e Fundo Social de Solidariedade, com a UNIRP – Centro Universitário de Rio Preto, por meio do curso de Educação Física.
“Teremos a participação de profissionais, estudantes e professores de vários lugares do país, que já se inscreveram. Nosso objetivo é capacitar profissionais das áreas de saúde, esporte, educação, acadêmica e comunidade em geral, nos mais diversos segmentos”, destaca Matin Wisiak, membro da comissão de organização do Congresso, e professor da UNIRP. É a primeira vez que São José do Rio Preto realiza um evento internacional na área de educação física.
“A força de uma equipe” será o tema da palestra de abertura do gestor do Sesi São Paulo Esporte, José Montanaro Júnior. “Vamos ressaltar a importância dos valores do esporte e do trabalho em equipe para se atingir o rendimento do grupo”, antecipa Montanaro.
O ex-jogador coordena a equipe de vôlei do Sesi, que foi Campeã da Superliga Masculina de Vôlei 2011, no mês de abril. Dois integrantes da Comissão Técnica do Sesi, também participarão do Curso de Voleibol, no Congresso.
O Congresso Internacional terá 15 cursos e 25 oficinas, onde serão discutidos temas relativos ao esporte, educação, fitness e qualidade de vida. Os cursos serão ministrados por atletas conhecidos nacional e internacionalmente, como o ex-nadador Gustavo Borges; o técnico da seleção Paulista de Basquete Sub17, Pablo Costa; o técnico de Futsal do Palmeiras, Walmir Souza; o técnico de Atividade Física para 3ª Idade, de Portugal, Nuno Manuel Frade de Sousa, entre outros.
A Unidade Móvel do Conselho Estadual de Educação Física também estará presente no evento dando suporte e informações para os profissionais em relação ao exercício da profissão para emissão na hora da carteira de identificação profissional.
Corrida
No dia 21, acontecerá a 1ª Corrida Noturna de São José do Rio Preto, com largada prevista para as 19h30, em frente da Swift. A competição é aberta à comunidade. O percurso será de 5 quilômetros. Paralelamente, será feita uma Caminhada em volta da Represa Municipal, com o objetivo de despertar nos munícipes a importância da prática regular de atividades físicas e pela aquisição de hábitos saudáveis. As inscrições podem ser feitas no site www.unirp.edu.br/eventos.html.

Abertura do I Congresso Internacional 
de Educação Física e Qualidade 
de Vida do Noroeste Paulista.
Data: 18/5/2011
Horário: 20 horas
Local: Teatro Sesi “Waldemar de Oliveira Verdi”, 
avenida Duque de Caxias, 4.656 - Vila Elvira
Informações: (17) 3211-3061 e no site da 
UNIRP, com toda a programação do evento.

Nenhum comentário: