A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, inicia na nesta semana um levantamento na Boa Vista para iniciar o Programa Arborização Rio Preto. O programa tem como meta plantar 1,4 mil mudas a partir de junho. Será a quarta etapa do plantio, que começou pela região Norte, onde passou pelos bairros do Nato Vetorazzo, Parque da Cidadania e Santo Antonio.
A Boa Vista é um bairro considerado um desafio para as equipes do Meio Ambiente porque possui 1,6 quilômetros quadrados de extensão e tem população predominante de idosos. “Além disso, não poderemos usar os alunos das escolas do bairro para divulgar o projeto, porque a maioria é de outras regiões da cidade”, informa Érico Trindade, coordenador do programa.
A alternativa será criar postos de inscrição em pontos como supermercados e o Corpo de Bombeiros. Quem desejar ter uma árvore na sua calçada poderá se inscrever solicitando. Também vão participar da mobilização as igrejas e a comunidade espírita.
O levantamento visa traçar um perfil do bairro e localizar onde podem ser plantadas espécies de pequeno, grande ou médio porte.
O plantio será realizado em etapas. O bairro será dividido em setores de 60 quadras. “É dos maiores bairros de Rio Preto e vamos precisar de muitos parceiros para atingir a meta”, avalia Trindade.
O programa utiliza mudas doadas pela CPFL –Companhia Paulista de Força e Luz e prioriza espécies de pequeno porte para serem plantadas em locais próximos a rede de energia elétrica e de porte médio nos locais distantes da fiação de energia. “Até julho nossa meta é o plantio de 15 mil mudas. Até o final do ano queremos plantar 30 mil mudas”, calcula o secretário de Meio Ambiente, José Carlos de Lima Bueno. A meta é ampliar a área verde de Rio Preto com o plantio de espécies nativas.
Estão sendo utilizadas as seguintes mudas:
PEQUENO PORTE
Cássia Bicapsular
Dedaleiro
Flamboyant Mirim
Ipê de Jardim
MÉDIO PORTE
Aroeira Pimenteira
Aroeira Salsa
Guaramirim
Ipê Amarelo
Ipê Branco
Santo André vai plantar
árvores junto com a Prefeitura
A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, firmou parceria com o Colégio Santo André para implantar o Programa Arborização Rio Preto no bairro Santa Cruz, onde está localizada a escola.
A escola vai integrar a ação ao Projeto Terra – Recursos e Consciência, idealizado pela direção do colégio, que tem por objetivo sensibilizar a comunidade escolar para a importância de ações sustentáveis nas diferentes áreas da sociedade.
O secretário do Meio Ambiente e Urbanismo, José Carlos de Lima Bueno, elogiou a iniciativa da escola. “Os alunos vão visitar todas as residências do bairro e vamos doar as mudas e fazer o plantio”, informa.
Será realizado um levantamento pelos os alunos do ensino fundamental. Eles visitarão as residências no entorno da escola para cadastrar as que desejam receber o plantio de mudas nas suas calçadas.
A Prefeitura vai doar, inicialmente, 245 mudas para a rearborização da área próxima ao Santo André.
“Esperamos que outras escolas particulares sigam esse exemplo. Precisamos de parcerias”, destaca o secretário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário