quinta-feira, 5 de maio de 2011

Adolescentes do Programa Ação Jovem fazem passeio cultural em São Paulo


Um total de 120 adolescentes do Programa Ação Jovem, que em São José do Rio Preto é coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, terão a oportunidade de fazer um passeio cultural ao Masp -Museu de Artes de São Paulo – Assis Chateaubriand. Além de uma visita monitorada ao acervo do museu, a programação ainda traz atividade prática no ateliê e a oportunidade de assistir a um espetáculo teatral (Menécma). Almoço e jantar completam a atividade na capital paulista. Como o número máximo aceito pelos museus para a visita monitorada, de 40 pessoas, o grupo foi divido em três. O próximo a ir para a capital paulista viaja na madrugada desta sexta-feira (6/5) com integrantes das unidades dos CRAS -Centro de Referência de Assistência Social de Schmitt, Talhado e João Paulo II. O objetivo é integrar os alunos dos diferentes núcleos, levá-los a vivenciar o novo por meio de conteúdos artísticos, tornando-os cidadãos críticos e autônomos. Cerca de dois meses antes da viagem, os alunos são preparados pelas professoras de artes Paula Dias Soares de Souza Pelarin da Silva e Thaís de Freitas e de teatro Andrea de Toledo Carvalho Madi. Elas utilizam material disponível no site do Masp e do Itaú Cultural para explorar o conteúdo com grupo, tanto por meio de pesquisas como de  atividades práticas. Isso é importante para que eles estejam familiarizados com o tema e possam absorver melhor o conteúdo cultural. Os alunos têm entre 15 e 19 anos, sendo a maioria meninas.
Outras datas
Para o dia 13 de maio o grupo a viajar é formado por integrantes do Ação Jovem dos CRAS Solo Sagrado, Santo Antonio e Parque da Cidadania. O primeiro grupo, dos CRAS Antunes, Vila Toninho e Novo Mundo, fez a atividade no dia 25 de março. A diferença em relação aos outros dois é em relação à peça que assistiram, “Ensina-me a viver”, com Glória Menezes. A professora Andrea, que acompanhou o grupo em março, ressalta que “é visível o encantamento dos alunos diante, tanto da grandeza da cidade de São Paulo, como das descobertas da produção artística, que antes ficavam apenas no imaginário. Eles voltam mais entusiasmados e seguros para a continuidade do trabalho a ser desenvolvido nas aulas, no decorrer do ano”, disse. 
Menécma
Instigante e bem-humorado, o texto assinado por Bráulio Mantovani fala sobre pessoas parecidas entre si, com um intenso jogo de cena e de palavras. A trama acontece durante uma noite de tempestade, em uma casa sombria e decadente. O diretor de cinema Guilherme Polônia (interpretado por Gustavo Machado) monta um documentário sobre seu pai, que sempre o desprezou, o ator de teatro Cláudio Polônio, “o grande” (Roney Facchini), morto há pouco mais de um mês. Manipulando as imagens do filme, o cineasta tem a chance de reescrever sua relação com o pai. Para concluir sua obra, Guilherme precisa de uma imagem que ilustre o instante da morte de Cláudio “o grande”, quando o ator pronuncia suas derradeiras palavras. A ficção do cineasta pelo documentário é interrompida por um som de piano mal tocando no andar superior, que o perturba. Em cena, surge uma mulher (Paula Cohen), que o atormenta e denigre a imagem do seu idolatrado pai. Guilherme tenta resolver o problema, porém, o diretor enfrenta outras complicações, que oferecem ao público dose de suspense e muitas gargalhadas.

Nenhum comentário: