sábado, 5 de junho de 2010

Correios homenageiam a Festa do Divino Pai Eterno e o Santuário Basílica com selo e cartão



Os Correios lançam no próximo dia 6 de junho em Trindade (GO), um selo (emissão especial) e um cartão-postal em homenagem à Festa do Divino Pai Eterno e ao Santuário Basílica, localizado em Trindade/GO.

A devoção unindo o povo por meio da fé

A emissão deste selo, em Trindade, em homenagem à Festa do Divino Pai Eterno, simboliza o reconhecimento à importância da devoção religiosa no interior brasileiro, em especial no Estado de Goiás, cuja celebração é uma das mais tradicionais e representativas da região central do Brasil, divulgada nacional e mundialmente por meio de várias mídias.

A peça filatélica faz parte da
Série Arquitetura e Festas Religiosas.

De autoria do artista Anderson Lima, o selo traz, em destaque, a imagem do Divino Pai Eterno e o Santuário Basílica, localizado em Trindade, Estado de Goiás, sob um fundo com traços radiantes. Abaixo, um carro de boi, sinalizando a tradicional procissão, que reúne milhares de romeiros em sua festa, realizada no mês de julho. Foram utilizadas as técnicas de desenho com lápis de cor e computação gráfica.
Com uma tiragem de 600 mil exemplares, cada selo custará R$ 0,70. Já o cartão-postal terá uma tiragem de 4 mil unidades ao preço de R$ 1,00 cada.
As peças filatélicas poderão ser adquiridas nas agências e na loja virtual dos Correios (www.correios.com.br/correiosonline).

IMAGEM DO CARTÃO-POSTAL FRENTE E VERSO


HISTÓRICO:
Por volta de 1840, um casal de agricultores descobriu, quando roçava um pasto nos fundos de casa, ao lado do córrego Barro Preto, um medalhão de barro de pouco mais de meio palmo. O medalhão representava a Santíssima Trindade coroando a Virgem Maria, pelo que cativou a gente humilde do lugar. Aos sábados, passaram a se reunir para rezar o terço e, em bem pouco tempo, a casa de Constantino Xavier e Ana Rosa já não tinha estrutura para acolher tanta gente à oração diante do Pai Eterno. Assim foi a origem do município de Trindade, Goiás. A devoção ao Divino Pai Eterno cresceu tanto que, hoje, é conhecida em todo o Brasil.
Ao longo dos anos, o município de Trindade cultivou inúmeros elementos que garantiram o crescimento da devoção e a concentração de lugares religiosos sagrados. Dentre esses locais estão o Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, a Igreja Matriz, a Igreja Padre Pelágio, a Via-Sacra, a Vila São José Bento Cottolengo e, mais recentemente, o Carmelo da Santíssima Trindade e Imaculada Conceição.
Apesar de a devoção já ser conhecida em Goiás há tanto tempo, com eventos anuais que reúnem milhões de pessoas, foi nos últimos anos que a devoção ao Divino Pai Eterno ganhou repercussão nacional, devido ao trabalho desenvolvido pela Reitoria do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, dirigida pelo Padre Robson de Oliveira, e vem conquistando espaços televisivos de divulgação importantes, regionalmente, por meio de missas semanais, onde se reúnem mais de 5 mil fiéis, nacionalmente, também pela TV, e via Internet, com grande audiência.
A Novena dos Filhos do Pai Eterno, pela TV, conquistou o carinho e a emoção do povo de todo o Brasil, com pregações e preces que falam sobre temas que atingem o cerne da vida humana. Hoje, o Santuário está entre os maiores pontos de peregrinação do País, atraindo mais de 30 mil pessoas por final de semana, e mais de 2 milhões durante o período de Romaria. Na Festa anual, as ruas de acesso ao Santuário se transformam num enorme aglomerado humano.
A devoção ao Divino Pai Eterno é benquista por inúmeras pessoas de outras crenças, que elogiam o trabalho missionário feito pela TV, particularmente as novenas. Há milhares de testemunhos de conversões e graças alcançadas por novos fiéis no Brasil e até mesmo no exterior.

Nenhum comentário: