Os Correios lançaram no último dia 13 de maio, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF), às 20h, um bloco postal (emissão especial) com dois selos, que registra, com grande júbilo, o XVI Congresso Eucarístico Nacional. O lançamento ocorreu durante a missa de abertura do evento.
A emissão filatélica faz parte da série Brasília – Sonho e realidade: Monumentos e XVI Congresso Eucarístico Nacional.
O bloco reproduz, em tons escuros e linhas claras, monumentos arquitetônicos consagrados de Brasília: no selo à direita, o Catetinho (a primeira residência oficial do Presidente da República, na nova capital), e a estátua de Juscelino Kubitschek (do Memorial JK). No selo à esquerda, a Catedral Metropolitana (tendo, à sua direita, a logomarca do XVI Congresso Eucarístico Nacional. Ilustrando o bloco, à esquerda, a logomarca do cinquentenário de Brasília), no centro, a estátua dos Candangos, unindo os dois selos, formando um se-tenant, e, nos extremos, as mais novas e belas obras arquitetônicas da cidade, o Museu Nacional (junto à Biblioteca Nacional/Conjunto Cultural da República) e a Ponte JK. O bloco, no formato de um pássaro, mostra, na parte superior, em linhas tênues, o esboço do Plano Piloto, sobre um pano de fundo composto, que representa o céu e o gramado da Esplanada dos Ministérios, nas tonalidades predominantes em abril, mês da inauguração de Brasília. O design ficou a cargo da artista Míriam Guimarães, que utilizou as técnicas de fotografia, desenho vetorial e computação gráfica.
A tiragem é de 150 mil blocos, com valor facial de R$2,70 cada selo (R$ 5,40 o bloco). As peças filatélicas podem ser adquiridas nas agências e na loja virtual dos Correios (www.correios.com.br/correiosonline).
Bloco Comemorativo: Conjunto de um ou mais selos de uma mesma emissão, impressos em pequena folha, que podem ser usados no todo ou em parte, no porteamento de correspondências.
Sobre o Congresso Eucarístico
O XVI Congresso Eucarístico será realizado em Brasília, de 13 a 16 de maio. O primeiro congresso eucarístico foi celebrado em 1881, em Lille, na França, por iniciativa de um grupo de fiéis leigos. Foi uma celebração solene, da qual participaram fiéis e bispos de vários países da Europa. A partir de então, outros países repetiram a iniciativa.
No Brasil, até agora, já houve 15 congressos eucarísticos nacionais. O primeiro foi realizado em 1933, em Salvador; o último, em Florianópolis, 2006. O Papa João Paulo II esteve presente em dois: em Fortaleza (1980) e em Natal (1991). Nos demais, o Papa foi representado por um enviado especial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário