segunda-feira, 19 de abril de 2010

FIT - Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto divulga nossas peças selecionadas


Os organizadores do FIT –Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto, realizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, e pelo Sesc SP, divulgaram nesta segunda-feira (19/4) os espetáculos rio-pretenses selecionados para a edição deste ano. Foram escolhidos para integrar a grade de programação dez dos 18 espetáculos inscritos para o evento. A seleção foi feita pela curadoria do FIT, formada por Sidnei Carvalho Martins, Sérgio Luis Venitt de Oliveira, Roberto Alvim e Gabriela Mellão. Com o tema “A conquista da singularidade”, o Festival deste ano será realizado de 15 a 24 de julho e terá, além das apresentações de grupos locais, 29 espetáculos, sendo dez adultos, cinco infantis, quatro de rua, seis internacionais e quatro convidados (três adultos e um infantil).

Confira os grupos rio-pretenses
selecionados em ordem alfabética

A CARTOMANTE
Cia. Livre de Teatro / Direção: Leandro Aveiro
Um triângulo amoroso envolto por paixão, traição e adultério é armado depois que dois amigos de infância reencontram-se. Vilela é casado com Rita, que mais tarde seria apresentada ao amigo, Camilo. A situação arriscada a leva a consultar-se com uma cartomante.

ALUMBRAMENTOS
Balé de Rio Preto / Direção: Creuza Arruda
Inspirado nas influências e vivências poéticas de Manuel Bandeira, o Balé de Rio Preto une e recria os versos do autor no corpo dos bailarinos/atores, com gestos simples e inusitados, que mesclam dança e teatro em uma linguagem contemporânea.

A MULHER QUE MATOU OS PEIXES
Cia. Teatral Poleiro dos Anjos / Direção: Ricardo Matioli
Clarice Linspector confessa para a plateia um crime que cometeu sem querer. Para isso, revela a história de todos os bichos de estimação que já viveram em sua casa, de um modo coloquial e muito próximo do cotidiano infantil.

AS AVENTURAS DE PINOCCHIO
Cia. Girasonhos / Direção: Tânia Alonso
Livre adaptação do clássico infantil de Carlo Collodi, o espetáculo utiliza a linguagem de máscaras para contar a história do boneco de madeira que quer ser gente. Ele terá que passar por diversas aventuras para convencer a Fada Azul de que pode tornar-se um menino de verdade.

CEM GRAMAS DE DENTES
Companhia Azul Celeste / Direção: Georgette Fadel
Cosme, um matador profissional respeitado e temido nas redondezas, mata um policial e pede a presença de um líder da comunidade para fazer uma revelação. Num diálogo, que mistura a investigação policial a uma psicanálise espontânea, descobre-se uma imagem invertida do matador, papel do qual ele mesmo passa a duvidar.

KYRIA
Cia. Vírus da Arte / Direção: Walter Máximo
Kyria, uma aldeia isolada do mundo em que toda a população tornou-se cega, recebe a visita de um homem que vê e pensa em tornar-se o rei do lugar. Os habitantes, porém, questionam suas habilidades. O público experimenta a ausência da visão, permanecendo na escuridão em alguns momentos do espetáculo.

MEL
BlackBerries Wilted Company / Direção: Gerrah Tenfuss
O Mel é uma dança baseada nas características estéticas do butoh, dança japonesa pós-guerra, e na relação com os objetos. O nome da performance remete à esfera feminina e seu poder.

ORÉGANO
Cia. Hecatombe / Direção: Homero Ferreira
Uma mãe que não suporta a passagem do tempo e concorre com sua filha, uma filha que questiona o óbvio, o conflito de uma criança sobre sua sexualidade e um pai ausente são os elementos de uma família fracassada, que levanta discursos vazios de sentido.

OS MENTIROSOS
Cia. Teatral Palhaços Noturnos / Direção: Ricardo Matioli
A morte e a vida são o pano de fundo para um encontro de grandiosos apresentadores clownescos. Quatro seres que se desdobram entre o masculino e o feminino resgatam a ironia e o prazer, revelando suas dores, medos e alegrias. A surpreendente discussão se dá em meio a uma fusão de sentimentos à flor da pele.

RASTO ATRÁS
Cooperativa Arquetípica de Teatro / Direção: Eduardo Catanozi
Um dramaturgo reconhecido, em crise com sua obra, procura melhorar o diálogo com seu público buscando comunicar-se primeiro com suas raízes e, sobretudo, seu pai, com o qual sempre teve dificuldades de relacionamento. Ele revisita a sua cidade natal para um confronto com suas origens: um mundo rústico, herança da qual sempre tentou fugir.

Nenhum comentário: