Os organizadores do FIT –Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto, realizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, e pelo Sesc SP, divulgaram nesta segunda-feira (19/4) os espetáculos rio-pretenses selecionados para a edição deste ano. Foram escolhidos para integrar a grade de programação dez dos 18 espetáculos inscritos para o evento. A seleção foi feita pela curadoria do FIT, formada por Sidnei Carvalho Martins, Sérgio Luis Venitt de Oliveira, Roberto Alvim e Gabriela Mellão. Com o tema “A conquista da singularidade”, o Festival deste ano será realizado de 15 a 24 de julho e terá, além das apresentações de grupos locais, 29 espetáculos, sendo dez adultos, cinco infantis, quatro de rua, seis internacionais e quatro convidados (três adultos e um infantil).
Confira os grupos rio-pretenses
selecionados em ordem alfabética
A CARTOMANTE
Cia. Livre de Teatro / Direção: Leandro Aveiro
Um triângulo amoroso envolto por paixão, traição e adultério é armado depois que dois amigos de infância reencontram-se. Vilela é casado com Rita, que mais tarde seria apresentada ao amigo, Camilo. A situação arriscada a leva a consultar-se com uma cartomante.
ALUMBRAMENTOS
Balé de Rio Preto / Direção: Creuza Arruda
Inspirado nas influências e vivências poéticas de Manuel Bandeira, o Balé de Rio Preto une e recria os versos do autor no corpo dos bailarinos/atores, com gestos simples e inusitados, que mesclam dança e teatro em uma linguagem contemporânea.
A MULHER QUE MATOU OS PEIXES
Cia. Teatral Poleiro dos Anjos / Direção: Ricardo Matioli
Clarice Linspector confessa para a plateia um crime que cometeu sem querer. Para isso, revela a história de todos os bichos de estimação que já viveram em sua casa, de um modo coloquial e muito próximo do cotidiano infantil.
AS AVENTURAS DE PINOCCHIO
Cia. Girasonhos / Direção: Tânia Alonso
Livre adaptação do clássico infantil de Carlo Collodi, o espetáculo utiliza a linguagem de máscaras para contar a história do boneco de madeira que quer ser gente. Ele terá que passar por diversas aventuras para convencer a Fada Azul de que pode tornar-se um menino de verdade.
CEM GRAMAS DE DENTES
Companhia Azul Celeste / Direção: Georgette Fadel
Cosme, um matador profissional respeitado e temido nas redondezas, mata um policial e pede a presença de um líder da comunidade para fazer uma revelação. Num diálogo, que mistura a investigação policial a uma psicanálise espontânea, descobre-se uma imagem invertida do matador, papel do qual ele mesmo passa a duvidar.
KYRIA
Cia. Vírus da Arte / Direção: Walter Máximo
Kyria, uma aldeia isolada do mundo em que toda a população tornou-se cega, recebe a visita de um homem que vê e pensa em tornar-se o rei do lugar. Os habitantes, porém, questionam suas habilidades. O público experimenta a ausência da visão, permanecendo na escuridão em alguns momentos do espetáculo.
MEL
BlackBerries Wilted Company / Direção: Gerrah Tenfuss
O Mel é uma dança baseada nas características estéticas do butoh, dança japonesa pós-guerra, e na relação com os objetos. O nome da performance remete à esfera feminina e seu poder.
ORÉGANO
Cia. Hecatombe / Direção: Homero Ferreira
Uma mãe que não suporta a passagem do tempo e concorre com sua filha, uma filha que questiona o óbvio, o conflito de uma criança sobre sua sexualidade e um pai ausente são os elementos de uma família fracassada, que levanta discursos vazios de sentido.
OS MENTIROSOS
Cia. Teatral Palhaços Noturnos / Direção: Ricardo Matioli
A morte e a vida são o pano de fundo para um encontro de grandiosos apresentadores clownescos. Quatro seres que se desdobram entre o masculino e o feminino resgatam a ironia e o prazer, revelando suas dores, medos e alegrias. A surpreendente discussão se dá em meio a uma fusão de sentimentos à flor da pele.
RASTO ATRÁS
Cooperativa Arquetípica de Teatro / Direção: Eduardo Catanozi
Um dramaturgo reconhecido, em crise com sua obra, procura melhorar o diálogo com seu público buscando comunicar-se primeiro com suas raízes e, sobretudo, seu pai, com o qual sempre teve dificuldades de relacionamento. Ele revisita a sua cidade natal para um confronto com suas origens: um mundo rústico, herança da qual sempre tentou fugir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário