quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Lançamento do livro "Romance de minha vida" nesta segunda-feira encerra comemorações do centenário de José Antônio da Silva


Para encerrar as comemorações do centenário de nascimento do José Antônio da Silva, a Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria de Cultura, lança nesta segunda-feira (28/12), às 16 horas, a reedição do livro “Romance de Minha Vida”.
Semi-alfabetizado, Silva escreveu o livro com poucos recursos. A obra foi escrita em papel de embrulho durante muitos anos de sua vida. Na época, Silva era muito pobre, morava com a família de caridade nos fundos do Centro Espírita Alan Kardek.
Em 1949, o livro foi editado pelo MAM -Museu de Arte Moderna de São Paulo. Na ocasião, havia um ambiente propício para valorizar a obra, pois, no mesmo ano, Silva estava despontando como artista plástico revelação, na categoria Naif.
José Antônio da Silva, nasceu em 1909 na cidade de Sales de Oliveira, interior paulista. Trabalhador rural, na infância conduzia bois junto com o pai. Por isso, a imagem destes animais sempre esteve muito presente em sua obra. Em 1930, Silva veio morar em São José do Rio Preto, onde fez sua primeira exposição em 1946, ano em que foi descoberto pelos críticos Paulo Mendes de Almeida e Lourival Gomes. Em 1980, é fundado na cidade, em sua homenagem, o Museu Municipal de Arte Primitiva José Antônio da Silva.

Nenhum comentário: