sexta-feira, 5 de junho de 2009

12ª Caravana Acirp da Cidadania recebe o povo neste sábado na Fatec do Eldorado


A Fatec será sede neste sábado (6/6) da 12ª Caravana da Cidadania, que recebe os cidadãos rio-pretenses, das 9 às 17 horas, na rua Fernandópolis, 2.510, no Eldorado. O prefeito Valdomiro Lopes e os secretários municipais terão gabinetes montados na caravana e vão conversar com os visitantes para ouvir sugestões. A Empro - Empresa Municipal de Processamento de Dados fará a interligação dos computadores da caravana em rede com os serviços da Prefeitura de São José do Rio Preto. A realização da Caravana da Cidadania é da Acirp, por meio do CMEE -Conselho da Mulher Empresária e Empreendedora de Rio Preto, em parceria com a Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto, empresas e órgãos públicos, que prestam atendimento à população. Profissionais liberais e voluntários também participam do evento. Léo Zaguini, a presidente do CMEE da Acirp, destacou a importância do papel social da Caravana. “O compromisso da caravana é estar mais perto das pessoas que mais necessitam.”
Casa Própria e Banco do Povo
Este ano, a Prefeitura de Rio Preto vai oferecer estande para inscrição no programa da Casa Própria, basta que o munícipe leve RG, CPF, Comprovante de Residência e de Renda, Certidão de Nascimento ou de Casamento e Certidão de Nascimento dos filhos menores de 18 anos. Para os que estão pensando em abrir um negócio, o Banco do Povo vai estar presente para tirar dúvidas e encaminhar pedidos de empréstimos. A parceria com o Poupatempo vai agilizar no fornecimento de Carteira de Trabalho, RG e outros importantes documentos. Um dos coordenadores da caravana, o vice-prefeito Gaber Lopes, destaca a variedade de serviços que serão prestados. “O cidadão poderá conseguir documentos, cuidar do corpo, da saúde e ainda tirar suas dúvidas sobre direito e aposentadoria”, disse ele. A Secretaria Municipal de Saúde vai fornecer vacinas, testes de glicemia e de diagnóstico para diversas doenças, confecção do cartão SUS, encaminhamento de pacientes para exames de papanicolau em Unidades Básicas de Saúde, além de distribuição de material educativo.
Saúde
Marcada para ter início às 9 horas, a Caravana da Cidadania será aberta pela prática de LianGong ginástica terapêutica criada para tratar e prevenir síndromes doloridas no pescoço, nos ombros, na região lombar e nas pernas. Estão previstos 30 minutos de exercícios, ministrados por um profissional do programa Saúde em Movimento, mantido pela Secretaria de Saúde. Já no Ônibus da Saúde, dentistas e odontopediatras da Secretaria de Saúde vão realizar exames de prevenção de câncer bucal, orientar sobre promoção de saúde bucal e, caso seja necessário, serão realizados encaminhamentos para os consultórios da rede ou para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). No mesmo ônibus, também vão estar disponíveis, às pessoas que estiverem com o calendário vacinal desatualizado, vacinas contra a gripe (apenas para idosos), hepatite B, tríplice viral (caxumba, sarampo e rubéola), febre amarela e dupla adulto (contra tétano e difteria). Basta levar a caderneta de vacinação. Durante a caravana também será montada uma sala exclusiva da Vigilância Epidemiológica para esclarecimentos e orientações sobre dengue e meningite, posse responsável de animais e apresentação dos principais programas mantidos pela Secretaria de Saúde como o Saúde do Homem. Técnicos do Samu e Corpo de Bombeiros vão oferecer à população orientações sobre atendimentos de emergências e técnicas de primeiros socorros.
Beleza e bem-estar
E as mulheres podem se preparar porque na caravana haverá um setor específico para cuidar da estética feminina. Uma equipe de esteticistas vai aplicar máscaras terapêuticas e fazer limpeza e hidratação de pele. Para completar o clima de salão de beleza, cabeleireiros vão cuidar de lavagens, hidratação e vão fazer cortes da moda naquelas que quiserem mudar de visual. Os homens mais vaidosos também poderão usufruir dos serviços da central de estética da caravana.
Aulas e Oficinas
Para os que estão interessados em conseguir um dinheiro extra, a caravana é uma boa opção para aprender novas técnicas nas oficinas de artesanato. E quem não tem muita experiência no mundo da informática vai poder ter aulas de iniciação digital e poderá navegar na Internet.
Confira a lista de serviços prestados pela Caravana da Cidadania:
Inscrições da Casa Própria – levar documentos: RG, CPF, Comprovante de Residência e de Renda, Certidão de Nascimento ou de Casamento e Certidão de Nascimento dos filhos menores de 18 anos. Encaminhamento para retirada de medicamentos gratuitamente
Acesso à Internet
Banco do Povo
Emissão de RG
Emissão de Carteira de Trabalho
Orientação sobre Amigo do Crédito
Orientação sobre contas de água e impostos
Orientação jurídica e psicológica
Orientação sobre aposentadoria
Exposição de equipamentos do Corpo de Bombeiros
Brechó Solidário
Distribuição de mudas
Exame de tipagem sanguínea
Exame de pressão arterial
Exame de diabetes
Exame de próstata
Cadastro e coleta de medula óssea
Orientação e exames preventivos de câncer de mama
Orientação sobre DST e Aids
Orientação nutricional
Orientação de como alimentar-se bem com R$ 1
Orientação de prevenção da higiene bucal
Orientação de prevenção do câncer de boca
Emissão do cartão do SUS
Inclusão digital
Oficinas de Artesanato
Cortes de cabelo
Máscaras terapêuticas
Limpeza e hidratação de pele
Dia de princesa
Obs: Medicamentos de alto custo ou que necessitam de armazenagem especial poderão ser retirados durante a semana pelo paciente com autorização entregue no evento. Compareçam !

Nenhum comentário: