sábado, 14 de junho de 2008

Hoje, Dia Mundial do Doador de Sangue



Milhões de pessoas devem suas vidas a pessoas que nunca encontraram - pessoas que doaram seu sangue voluntariamente e sem qualquer recompensa. Entretanto, a maioria esmagadora da população mundial não têm acesso a sangue seguro. Mais de 80 milhões de unidades de sangue são doadas todos os anos, mas somente 38% são coletadas em países em desenvolvimento, onde 82% da população global vive.

Além disso, muitos países permanecem dependentes de doações feitas pelas famílias ou amigos dos pacientes que precisam de sangue e, em alguns países, doadores de sangue ainda recebem pagamento. Há provas por todo o mundo que demonstram que doadores voluntários não-remunerados são os alicerces da oferta de sangue seguro porque eles são menos propensos a transmitir doenças com potencial risco de vida, como HIV e hepatite, aos receptores do seu sangue. O Dia Mundial do Doador de Sangue é dedicado à esses heróis anônimos.

O evento de 14 de junho não pretende substituir eventos como o Dia Nacional do Doador de Sangue, mas oferecer a oportunidade para uma comemoração global, unida, em um dia que tem um significado próprio: o aniversário de Karl Landsteiner, o vencedor do prêmio Nobel que descobriu o sistema de grupos de sangue ABO.

Embora se espere que o Dia Mundial do Doador de Sangue criará uma ampla consciência da importância da doação voluntária de sangue e encorage mais pessoas a tornar-se doadores regulares de sangue, o objetivo não é atrair um grande fluxo de novos doadores em 14 de junho. Ao contrário, ele é planejado para comemorar e agradecer todos os indivíduos que voluntariamente doam seu sangue sem qualquer recompensa, exceto saber que eles estão ajudando a salvar vidas, particularmente àqueles que doam sangue regularmente, duas, três ou mais vezes a cada ano. É nossa esperança que a nova geração de doadores de sangue seguirá seu exemplo, fornecendo sangue o mais seguro possível para usar onde e quando for preciso salvar vidas. A juventude será o foco deste dia.

O dia será também uma oportunidade de destacar o fato que doadores de sangue não-remunerados são a base do suprimento seguro de sangue porque eles estão associados a baixos níveis de infecções que podem ser transmitidas pela transfusão, incluindo os vírus do HIV e hepatite. Proteção contra infecções transmissíveis pela transfusão é essencial, mas doações seguras vêm de doadores seguros.

14 de junho foi eleito o Dia Mundial do Doador de Sangue pelas três maiores organizações que trabalham pela doação de sangue voluntária e não-remunerada.

Nenhum comentário: