sábado, 14 de junho de 2008

80 anos de Che Guevara ou El Che




Ernesto Guevara de la Serna, mais conhecido por Che Guevara ou El Che (Rosário, Argentina, 14 de Junho de 1928La Higuera, Bolívia, 9 de Outubro de 1967) foi Revolucionário e líder político latino-americano, cuja negação a aderir-se tanto ao capitalismo quanto ao comunismo ortodoxo, transformou-o num emblema da luta socialista. Por sua aparência selvagem, romântica e revolucionária, Che Guevara significa hoje uma lenda para os jovens revolucionários de todo o mundo, um exemplo de fidelidade e total devoção à união dos povos subjugados. Foi considerado pela revista norte-americana Time Magazine umas das cem personalidades mais importantes do século.
Seu sonho libertário
"Nasci na Argentina; não é um segredo para ninguém. Sou cubano e também sou argentino e, se não se ofendem as ilustríssimas senhorias da América Latina, me sinto tão patriota da América Latina, de qualquer país da América Latina, que no momento em que fosse necessário, estaria disposto a entregar a minha vida pela liberação de qualquer um dos países da América Latina, sem pedir nada para ninguém, sem exigir nada, sem explorar ninguém."
(Sua biografia e seus feitos são muito extensos, minha sugestão se houver interesse da sua parte é que consulte wikipédia ou outras fontes, vá até lá , que valerá a pena).


Nenhum comentário: