quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Saúde orienta população sobre hanseníase


 A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, realiza até sexta-feira (23/01), campanha de orientação à população sobre hanseníase. Serão realizadas palestras em sala de espera de unidades de saúde, distribuição de material educativo e busca ativa de novos casos da doença.
A campanha é alusiva ao Dia Nacional de Combate e Prevenção da hanseníase, celebrado sempre no último domingo do mês de janeiro, pelo Ministério da Saúde.
A hanseníase é causada por uma micobactéria chamada bacilo de Hansen. A transmissão acontece pelas vias respiratórias e, algumas vezes, por meio de contato com ferimentos na pele do doente. A doença começa com uma ou mais manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na pele, em qualquer parte do corpo. Também pode apresentar nódulos e áreas de intumescimento na face e orelha, além de câimbras e formigamentos.
Em Rio Preto, embora a doença já tenha sido eliminada como problema de saúde pública, porque são registrados menos de um caso para cada 10 mil habitantes como preconiza a Organização Mundial de Saúde (OMS), é importante que a população esteja alerta quanto aos sintomas.
No ano passado foram registrados 22 novos casos da doença e no anterior, 20 casos.
Para tratamento, o município dispõe de ambulatório especializado em hanseníase, que conta com equipe multidisciplinar. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, entre 7h e 16h, na rua Independência, 3571.

Nenhum comentário: