segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Recolhimento 66 mil ton de lixo das ruas em 2014


A Prefeitura, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo, informa que recolheu 66 mil toneladas de materiais de descarte irregular das ruas, no ano de 2014 (janeiro a dezembro), através do projeto Limpeza Urbana.
As equipes atuam capinando terrenos, limpando córregos e recolhendo sofás e entulhos deixados por moradores, principalmente na região Norte da cidade. Este mês as equipes estão roçando os canteiros das avenidas Juscelino Kubitschek, José Munia, Nagib Gabriel e Potirendaba.
Para retirada de entulho os caminhões irão aos bairros João Paulo II e Nova Esperança.
O secretário de Meio Ambiente, Clinger Gagliardi, destaca que o trabalho é realizado em parceria com a Secretaria de Saúde, para eliminar focos de dengue. Os agentes do setor (saúde) estão nesta semana na Estância São Carlos e San Carlos, e realizando a remoção de entulho no bairro Nova Esperança, roçagem na Av. Antonio Tavares Pereira Lima  e outras 2 equipes na praça do Vivendas.
O programa Limpeza Urbana prioriza eliminar focos de dengue. São quatro equipes que percorrem os principais pontos de infestação do mosquito transmissor da doença, o Aedes Aegypti.  “A ação é executada de acordo com orientação da Secretaria de Saúde, que indica os bairros com maior índice de infestação do mosquito”, destaca Gagliardi.
De acordo com dados da Secretaria de Meio Ambiente, a maior parte dos objetos recolhidos é de materiais volumosos como sofás e móveis, que são jogados em córregos, terrenos baldios e calçadas. A região Norte é onde está o maior volume desses materiais. O hábito da população de jogar entulhos em áreas urbanas é considerado um problema crônico pelos técnicos do meio ambiente.
Os bairros onde estão os principais pontos de acúmulo de materiais de descarte irregular são Maria Lúcia, Nova Esperança, Cidadania, Santo Antonio, João Paulo II e as regiões de fundos de vale. O programa Limpeza Urbana é permanente e segue até dezembro.

Nenhum comentário: