quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Hoje é Dia Nacional do Habitat


O habitat é o conjunto de características ecológicas de um lugar específico habitado por um organismo ou população. Para o ser humano, mudar de habitat parece razoável, às vezes até confortável, mas se torna diferente para os outros seres, quer animais, quer vegetais. 


É dever do ser humano explorar de forma adequada os recursos da natureza e dos animais que foram colocados à nossa disposição, para o bem de todos, visto que o crime praticado contra a natureza é um crime contra toda a humanidade.
O habitat é o conjunto de características ecológicas de um lugar específico habitado por um organismo ou população. Para o ser humano, mudar de habitat parece razoável, às vezes até confortável, mas se torna diferente para os outros seres, quer animais, quer vegetais. Alguns se adaptam, outros não, pois é muito difícil repetir em outro local o conjunto de condições favoráveis que existiam no habitat original.
Um determinado ecossistema tem características múltiplas e complexas e está sempre de acordo com a espécie de vida desse habitat. Isso é válido para quaisquer ecossistemas e para quaisquer espécies de seres da Terra.
A Terra constitui um sistema complexo. O local onde existe vida é chamado de biosfera, que se estende um pouco acima e um pouco abaixo da superfície do planeta. O habitat é o local onde o clima, o solo e as comunidades de plantas e animais podem viver. Essas áreas, ou seja, esses ecossistemas, interagem para que a vida do planeta possa existir plenamente. Embora os ecossistemas tenham suas características especiais, não são fechados. A luz do sol, a chuva, a água, os nutrientes convivem no mesmo solo, também compartilhado por sementes e animais. Há, portanto, interação entre os habitats.

Nenhum comentário: