sábado, 4 de outubro de 2014

Hoje é Dia mundial dos animais


Há aproximadamente dois milhões de espécies animais que habitam a terra e o mar, já catalogados, embora ainda seja uma pequena parte do real número de espécies animais, que pode chegar a cem milhões, segundo estudos mais recentes. Há aproximadamente dois milhões de espécies animais que habitam a terra e o mar, já catalogados, embora ainda seja uma pequena parte do real número de espécies animais, que pode chegar a cem milhões, segundo estudos mais recentes.

Dá-se o nome de "biodiversidade" a essa variedade de organismos, suas comunidades e habitats, e as relações e funções existentes entre eles. "Biodiversidade" é sinônimo de "vida sobre a Terra". Engloba desde uma microscópica bactéria até uma gigantesca baleia. Independente do tamanho do organismo, todos desempenham suas funções no equilíbrio da vida do planeta Terra, no qual está inserido o ser humano.
A exploração dos recursos da biodiversidade tem sido a principal fonte de subsistência e de desenvolvimento econômico do ser humano, em todos os tempos. Infelizmente, a ganância e o egoísmo, o desejo de lucrar e o capitalismo selvagem e predatório têm tornado escassas as fontes de riqueza da biodiversidade. A atividade predatória do ser humano está destruindo a natureza em virtude de sua exploração indiscriminada e inescrupulosa. 
As conseqüências são desastrosas, visto que as espécies animais extintas nunca mais surgirão sobre a face da terra. Há previsão de que nos próximos 25 anos desaparecerão nada menos que 8% das espécies existentes, fato que terá graves repercussões no desenvolvimento econômico e social. Pelo menos 40% da economia mundial e 80% das necessidades dos pobres estão ligados aos recursos biológicos. Além disso, quanto maior a diversidade biológica, maiores são as possibilidades de descobertas no domínio da medicina e de desenvolvimento econômico.
Para o ser humano, é de importância vital a biodiversidade, visto que a nossa vida e os nossos meios são dependentes dela. Inúmeras associações e ONGs têm surgido em todos os países com o objetivo de proteger os animais e conscientizar as pessoas não só sobre a importância da vida, como também sobre a forma certa de explorar os recursos da natureza e os animais.


 É também 


Nenhum comentário: