quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Alta dos alimentos puxa inflação em setembro


 A alta no preço dos alimentos, como tomate, laranja e carne, provocaram inflação no último mês de setembro em Rio Preto. Os dados são do Índice de Preços ao Consumidor (IPC-Geral), divulgado nesta quarta-feira, dia 8/10, pela Secretaria de Planejamento Estratégico, Ciência, Tecnologia e Inovação de São José do Rio Preto.
A pesquisa, que é feita mensalmente em parceria com as Faculdades Dom Pedro II e Fipe – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, analisa os preços de 20 mil itens em quatro regiões do município e já está disponível para consulta no Portal do Cidadão.
Segundo a economista Emília Toledo, foi registrada inflação tanto no IPC-Geral, que foi de 0,740% como no índice da Terceira Idade, que ficou em 0,997%. A inflação acumulada de janeiro até o momento é de 4,504% e 3,895%, respectivamente.
No IPC-Geral, a maior variação foi no preço do tomate – 14,135%, seguido da laranja, com 9,789%. Já no IPC da Terceira Idade, o tomate também foi o vilão com variação de 14,13% e laranja, 5,20%.
A pesquisa completa já está disponível no Portal Rio Preto, site oficial da Prefeitura (www.riopreto.sp.gov.br), na página da Secretaria de Planejamento Estratégico, Ciência, Tecnologia e Inovação, no setor de Estudos Socioeconômicos, após a divulgação.

Nenhum comentário: