segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Saúde usa fantoches para orientar crianças sobre dengue e leishmaniose


A história de um menino que não cuidava do quintal e do cachorro, acumulando sujeira é o início do enredo de um teatro de fantoches que a Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto tem utilizado para educar crianças sobre cuidados e prevenção à dengue e leishmaniose. Nesta terça-feira (10/09), a peça será encenada na escola Renascer.
Criada e encenada por agentes de saúde da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Americano, o teatrinho orienta as crianças de forma lúdica a importância de se manter a própria casa sempre limpa, posse responsável de animais e que não se deve deixar recipientes que possam acumular água a céu aberto.
“São cerca de 30 minutos de apresentação”, afirma a gerente da unidade Americano, Rosilene Alcântara. Na Renascer, o teatrinho terá início a partir das 9 horas, com participação de todos os alunos atendidos pela instituição.
Em outra frente, continuam as vistorias em imóveis especiais, pontos estratégicos e áreas verdes, como no bloqueio e eliminação de criadouros e nebulização em áreas com casos positivos da doença.
Denúncias
Denúncias de locais que possam servir de potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, podem ser feitas por meio do disque dengue, pelo telefone 0800-7705870. A ligação é gratuita.

Nenhum comentário: