sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Banco de Leite Humano precisa de doações


O Banco de Leite Humano, administrado pela Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto em parceria com a Unimed e o Rotary Club Novo Cinquentenário, necessita de doadoras de leite devido à queda no estoque do serviço.
 Atualmente, 45 mulheres têm doado leite regularmente. Porém, o Banco atende a demanda de quatro hospitais – HB, Santa Casa, Beneficência Portuguesa e Austa. O estoque atual é de 11 litros.
 Segundo a gerente do Banco, Silvana Aparecida Alves, geralmente próximo a feriados as doações têm queda. “Muitas pessoas viajam, por isso o banco precisa de doadoras”, afirma. O leite somente é fornecido para bebês internados. O leite somente é fornecido para bebês internados.
 Podem ser doadoras as mulheres que estejam amamentando, tenham leite excedente e estejam em boas condições de saúde. “Para o cadastro são solicitados os exames que a mãe realizou durante o pré-natal como HIV, sífilis e hepatite B e C”, afirma.
Depois de coletado, o leite é submetido a exames específicos, valor calórico e acidez. Após as análises, o produto é pasteurizado no próprio Banco, amostras são enviadas ao Instituto Adolfo Lutz para exame bacteriológico e, somente após os resultados, o leite é liberado para o consumo dos bebês. O produto tem validade de seis meses após congelado.
 O leite doado é disponibilizado para bebês prematuros, de baixo peso, que não sugam, portadores de imunodeficiência, com problemas no aparelho digestivo ou quando a mãe, por algum problema de saúde, não pode amamentar o filho.
O Banco de Leite Humano de Rio Preto está localizado na avenida dos Estudantes, 1.886, no Jardim Aeroporto. De segunda a sexta-feira o serviço funciona das 7 às 17 horas e aos sábados das 8 às 14 horas. Nessa sexta-feira (2/11) e sábado (3/11), o serviço fecha e retorna ao funcionamento normal na segunda-feira (5/11). O telefone para informações é o (17) 3214-3422.

Nenhum comentário: