sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Saúde orienta amanhã sobre câncer de mama


A Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto realiza o movimento Outubro Rosa na Praça amanhã, sábado (20/10), na praça Dom José Marcondes, área central do município. O evento, que tem por objetivo orientar as mulheres sobre câncer de mama e a importância da realização periódica da mamografia, será realizado das 8 às 13 horas.
 Segundo a enfermeira e gerente do Centro de Atendimento Especializado em Saúde da Mulher, Fabíola Valério, as mulheres que passarem pela praça serão abordadas por profissionais de saúde para conscientização sobre a doença. “Será aplicado um questionário e também distribuído material educativo”, afirma.
 As mulheres que tiverem indicação para mamografia já terão o exame agendado durante o evento para realização na próxima semana, no Centro de Atendimento Especializado em Saúde da Mulher. O agendamento será realizado somente para residentes no município.
 O ônibus do projeto Saúde no Bairro, que tem consultórios de ginecologia e médico adaptados, também participa da campanha no dia 21/10, em evento no Riopreto Shopping Center, com consultas às mulheres que participarem. A ação, que será realizada pelo Núcleo Regional da Sociedade Brasileira de Psico-Oncologia de São José do Rio Preto, tem apoio da Secretaria de Saúde.
 No dia 24/10, outra palestra será realizada, dessa vez no CAESM, a partir das 14 horas, também com orientações sobre câncer de mama. Em todas as ações será distribuído material educativo para orientação das mulheres.
 Já no dia 27/10 está prevista caminhada, com saída da frente do CAESM, pelo Parque do rio Preto.
 O movimento Outubro Rosa teve início nos Estados Unidos, na década de 90, como forma de alertar às mulheres a respeito do câncer de mama. No Brasil, as primeiras ações foram registradas em 2002.
 Câncer de mama
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é segundo tipo da doença que mais acomete as mulheres, o primeiro é o melanoma. A estimativa é que até o final do ano, em todo o País, sejam diagnosticados 53 mil casos da doença. Em Rio Preto, de 2006 até o último mês de agosto, foram registrados 186 óbitos por câncer de mama.
 De acordo com o ginecologista Clodoaldo Sardilli, coordenador do programa de Saúde da Mulher, a partir dos 40 anos, as mulheres devem realizar o exame clínico anual, com um ginecologista. Já a partir dos 50 anos, a indicação é de que se comece a realizar mamografias a cada dois anos.
 No município, todas as 25 unidades de saúde dispõem de médicos ginecologistas. O agendamento é diário, dentro do horário de funcionamento das unidades. Rio Preto possui ainda o Centro de Atendimento Especializado na Saúde da Mulher, que tem por objetivo agilizar o atendimento à mulher, principalmente no que se refere à questão de diagnóstico por meio de exames como densitometria óssea, ultrassom, mamografia e raio x.

Nenhum comentário: