sexta-feira, 21 de setembro de 2012

São José do Rio Preto participa amanhã (22/9) da Noite Internacional de Observação Lunar


São José do Rio Preto participa, neste sábado (22/09), da InOMN (International Observe the Moon Night - Noite Internacional de Observação Lunar), que será realizada pelo terceiro ano consecutivo no CIECC (Centro Integrado de Educação,Ciência e Cultura) a partir das 19h30.
O encontro tem como objetivo reunir amantes da astronomia e terá uma programação especial para reunir vários países simultaneamente. “Queremos colocar a população em contato com o céu e com a Lua. Deixar as pessoas mais próximas da natureza e participar desse evento conhecido mundialmente”, explica Alexandre Neves, coordenador de mostras e astrônomo do CIECC.
Para dar início ao encontro, Neves preparou a palestra “A Lua e Neil Armstrong”, em que irá abordar as características físicas da Lua e fará uma homenagem especial a Neil Armstrong, o primeiro homem a pisar nesse satélite e que faleceu no dia 25 de agosto deste ano. “Vou contextualizar, durante a palestra, questões simples sobre a Lua, no sentindo de familiarizar o visitante com o nosso objeto de observação para depois aprofundar quando chegarmos à parte dos telescópios”.
Neves explica que a palestra irá também relembrar a primeira viagem do homem à Lua. “Vamos contar a história de Neil Armstrong e como foi essa experiência de explorar a Lua em um tempo em que quase não havia recursos avançados para auxiliar a viagem”. A palestra será ministrada no Auditório.
Após as explicações, o astrônomo guiará os visitantes aos telescópios disponíveis no Observatório do CICC para a observação do céu noturno. Além da Lua, poderá ser observado todo o céu, em meio ao relato de curiosidades.
Aqueles que participarem da palestra receberão um certificado de participação emitido pela Organização da International Observe the Moon Night. O CIECC está localizado na Av. João Batista Vetorazzo, nº 500, no Distrito Industrial. A entrada é franca. Outras informações pelo telefone (17) 3232-9426.

Nenhum comentário: