quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Dia da Árvore terá plantio de mudas e palestra e Saúde no Bairro visita Santa Edwirges


A Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação de São José do Rio Preto, e do Parque Ecológico Educativo, inicia nessa sexta-feira (21/9), programação de atividades ambientais em alusão ao Dia da Árvore (21/9) e chegada da primavera (22/9). A ação, batizada de 1º Primaverando com o Parque, vai até o domingo (23/9) e prevê plantio de mudas de árvores, palestras, caminhadas e intercâmbio entre escolas.
Segundo o professor e coordenador de educação ambiental, Fernando Fonseca, as ações têm início nessa sexta-feira com duas atividades – a primeira será o intercâmbio ambiental, das 7h30 às 11 horas, que vai envolver alunos das escolas municipais Elvira de Guzzi Ribeiro, Fada Azul e Lydia Sanfelice. 
 “Os alunos da escola Fada Azul visitarão a escola Elvira de Guzzi. Todo o trabalho será acompanhado e registrado por alunos da escola Lydia Sanfelice. Essa ação visa promover e debater a educação ambiental no município, além de estimular nas crianças a consciência e o comprometimento para a preservação do meio ambiente”, afirma Fonseca.
 Também estão previstos dois plantios de mudas de árvores – o primeiro a partir das 8 horas, no córrego da Baixada Seca, com participação dos alunos da escola municipal Roberto Jorge e o segundo, a partir das 15 horas, no Parque Ecológico. À tarde, tem palestra sobre a qualidade do ar, a partir das 14 horas, no Parque, com participação de estudantes da rede, Cetesb e Senac.
 Já no sábado, dia 22/9, está previsto plantio de mudas de ipê, mangueira, aroeira pimenteira e paineiras no Parque Ecológico, a partir das 9 horas, com participação do Rotary Club e no domingo, dia 23/9, caminhada ambiental com atividades lúdicas e criativas. Os visitantes também vão poder conhecer um pouco mais da Farinha Seca, espécie de árvore muito comum na nossa região.
 “As atividades foram planejadas coletivamente e estabelecidas dentro de um cronograma que viabilize a participação em diferentes locais com diversos parceiros. As ações estão previstas no Plano de Educação Ambiental da Secretaria de Educação e são um desdobramento do programa ambiental estabelecido no VI EMEA – Encontro Mirim de Educação Ambiental”, afirma Fonseca.
 A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo programou um plantio, nesta sexta-feira (21/09), às 9 horas, com alunos da Escola Cenobelino de Barros Serra. O local escolhido é o estacionamento do Parque do Rio Preto, no final da Avenida Philadelpho Gouvêa Neto. Serão plantadas cerca de 50 mudas.

PRIMAVERANDO

21/9 (Sexta–feira)
- Intercâmbio Ambiental entre as escolas municipais: Elvira de Guzzi Ribeiro, Fada Azul e Lydia Sanfelice (transporte do Parque), das 7h30 às 11h30.
 - Plantio de mudas Sr.Valdecyr Marques da Silva (voluntário), EM Roberto Jorge no córrego Baixada Seca, a partir das 8 horas
- Palestra no Parque, com CETESB Qualidade do Ar – EM Roberto Jorge (5º ano) e SENAC PET Trampolim (transporte integrado com ônibus do Parque), a partir das 14 horas.
 - Plantio de mudas no Parque Ecológico, com participação da EM Roberto Jorge (5º ano) e SENAC PET Trampolim, (transporte integrado com ônibus do Parque), a partir das 15 horas.
22/9 (Sábado)
Plantio de mudas no Parque de Ipês, mangueira, aroeira pimenteira e paineiras, a partir das 9 horas.
Homenagem a nossa árvore do mês, a Farinha Seca. Visitantes do Parque serão convidados a participarem da atividade.
23/9 (Domingo)
Caminhada ambiental dentro do Parque Ecológico-Educativo, com atividades lúdicas e recreativas, culminando com um abraço simbólico de amizade pela natureza, a partir das 9h30.
Homenagem a nossa árvore do mês, a Farinha Seca. Visitantes do Parque serão convidados a participarem da atividade.

Saúde no Bairro
visita Santa Edwirges

O projeto Saúde no Bairro, mantido pela Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto, visita nessa sexta-feira (21/9), o loteamento Santa Ewirges, localizada na área de abrangência da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Solo Sagrado.
 O Saúde no Bairro é composto por dois ônibus adaptados com consultórios odontológico, médico e ginecológico.
 Durante o dia serão oferecidos atendimento médico, odontológico, fisioterápico, além de avaliações nutricionais e psicológica, aferição de pressão arterial, medição de glicemia e realizado de testes para diagnóstico de sífilis, HIV e hepatites virais.
 Para ser atendido bastar ir até o local em que os ônibus vão estar estacionados, portando documentos pessoais. O atendimento será realizado das 8 às 15 horas.

Projeto Saúde no Bairro
Data – 21/09/2012 (Sexta-feira)
Horário – 8 às 15 horas
Local – Loteamento Santa Edwirges (rua 1, s/n, ao lado da igreja)

Nenhum comentário: