segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Infanto-juvenil tem 3 opções na Feira do Livro


A programação da 1ª Feira do Livro de São José do Rio Preto desta terça-feira (21/8) traz três atrações voltadas ao público infanto-juvenil: são duas contações de histórias, com a Cia. Forrobodó de Teatro e Cultura Popular e uma oficina de quadrinhos, com Adão Iturrusgarai. Além dessas atividades, também há duas palestras com escritores.
 A atividade “Contos Populares”, da Cia. Forrobodó, será apresentada às 9h30, no Setor Infanto-Juvenil da Biblioteca Municipal. O público poderá conferir os clássicos populares “A Sopa de Pedra”, de Pedro Malazartes; “Samaraica Parteira”, de Luiz Gonzaga; e “Vida Boa é do Rex”, de Ariana Lopes.
 No mesmo local, às 14h30, a Cia. Forrobodó apresenta “Histórias Infantis e Acumulativas”. Dedicada às crianças de 0 a 6 anos, o repertório da contação foi escolhido para que o público possa interagir, cantar e brincar nas histórias.
 Antes, às 10 horas, o cartunista Adão Iturrusgarai ministra a oficina “Criação de Personagem e Produção de uma Tira em Quadrinhos”, na Praça Dom José Marcondes. Durante a atividade, o cartunista irá mostrar os processos de criação, desde o personagem até a inserção dele numa história.
 No período da noite, às 19h30, o jornalista e escritor Paulo Markun ministra a palestra “Cabeza de Vaca, o conquistador desconhecido”, na Praça Dom José Marcondes. Em sua palestra, irá falar sobre Álvar Nuñes Cabeza de Vaca, conquistador espanhol que viveu entre os índios da Flórida, como escravo, comerciante e curandeiro, que escreveu um livro que marcou o início da literatura ambientada no continente.
 Para fechar a programação, o Teatro Municipal Paulo Moura recebe a palestra “Atualidade das Vanguardas: somos ou não somos antropófagos?”, de Gonzalo Aguiar. Durante a palestra, será abordada a relevância das vanguardas dos anos 20 e o desencadeamento de diversos temas que ligam o presente ao passado.
 A Feira do Livro segue até o dia 25 de agosto. Os estandes de livrarias e editoras estão montados na Praça Dom José Marcondes e funciona das 9h às 20h. O evento é realizado pela Prefeitura Municipal, por meio das secretarias de Comunicação, Cultura e Educação, com apoio do ProAC – Programa de Ação Cultural e Governo do Estado. A programação completa está disponível no site www.riopreto.sp.gov.br. 

Nenhum comentário: