sábado, 7 de julho de 2012

Público tem seis opções gratuitas e Escolas Viva e Ponto de Cultura fazem cenário para o 12º FIT


O público tem grande vantagem em acompanhar a programação do FIT – Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto neste domingo (8/7). Seis espetáculos que compõem a grade do dia são gratuitos, sendo três locais, dois de rua e um infantil. Além destes, a programação conta também com um internacional e duas atividades formativas.
 O espetáculo rio-pretense “Território Banal”, da Companhia Azul Celeste, será apresentado em duas sessões, às 19 horas e 21h30, no SESC Teatro. Com texto de Marici Salomão, o espetáculo questiona o próprio teatro, fazendo o público refletir a respeito do que é discutido em cena, provocando o pensamento crítico. São abordados temas pertinentes ao universo da criação, representação, discurso e prática.
 O Teatro Municipal Nelson Castro recebe a produção local “Palmas a Palmares”, da Cia. Da Boca, em duas sessões, às 19 horas e 21 horas. A peça é um resgate a cultura africana e traz a história do maior quilombo brasileiro. A encenação é recheada de simbologias e religiosidade.
 A Cia. Com-tato apresenta o espetáculo rio-pretense “Módulo 1 de Etiqueta Pa Pa Pa”, no Teatro Waldemar de Oliveira Verdi (SESI), às 19 horas e 21 horas. Os padrões sociais, os estereótipos, os bons modos e costumes serão discutidos nesta peça, que propõe o questionamento entre a individualidade e o social.
 Voltado ao público infantil, a Banda Mirim (SP) apresenta o espetáculo “Rádio Show”, às 16 horas, no Teatro Municipal Paulo Moura. A peça é uma pequena homenagem aos antigos programas de rádio, que eram transmitidos ao vivo, direto de um auditório. Durante a apresentação, o público poderá conferir as músicas da Banda Mirim, vinhetas e reclames inusitados.
 Depois de passar os dias nas ruas de Rio Preto, realizando diversas ações criativas e interativas com as pessoas que circulavam pelos locais, Eleonora Fabião apresenta ao público o relato do que aconteceu durante as experiências. “Série Precários: Ações Rio-pretenses” será apresentada no Zitu´s Snook Bar, às 18 horas.
 Já a Praça da Igreja Santa Apolônia, no Distrito de Engenheiro Schmitt recebe o espetáculo “Flor de Macambira”, do Grupo Ser Tão Teatro (PB). A peça, encenada às 20 horas, trata da riqueza do folclore e das manifestações nordestinas ao contar a história de Catirina, a mais bela moça da fazenda de Macambira.
 No mesmo dia, a performance “Otra Frecuencia: Audio-performance de a Dos”, do BiNeural / MonoKultor (Argentina/Alemanha), será apresentada no Espaço de Convivência da Swift, a partir das 20 horas.
 O público também pode participar da atividade formativa “Galeria Itinerante”, com Guto Silva. O percurso itinerante pelos grafites em São José do Rio Preto começa às 14 horas, em frente à Biblioteca Pública Municipal Dr. Fernando Costa. Ainda no domingo, estará sendo realizada a atividade com os integrantes do grupo La Pocha Nostra, das 13h30 às 20 horas.
A 12ª edição do FIT vai até o dia 14 de julho. É uma realização do SESC-SP e Prefeitura Municipal, com patrocínio da Caixa Econômica Federal, Guarani e Bebidas Poty, apoio do Governo do Estado de São Paulo, ProAC – Programa de Ação Cultural, Funarte, SESI e TV TEM, com produção de Fama Produções e Consultoria. A programação completa está no site www.festivalriopreto.com.br.

Escolas Viva e Ponto de Cultura 
fazem cenário para FIT

Os alunos das Escolas Viva dos bairros Dom Lafaiete e Eldorado e do Ponto de Cultura `Viva Cultural’ produziram parte do cenário da peça teatral “I am América”, uma das atrações do Festival Internacional de Teatro – FIT – de Rio Preto. Depois da confecção das peças, os alunos das unidades irão, neste domingo (8/7), conhecer todo elenco da Companhia Italiana de Teatro. O encontro acontece na Swift, ás 14 horas.
 Foram feitas 38 caixas cenográficas obedecendo a orientações da equipe técnica da Companhia. As peças se tornaram uma metrópole, dentro do contexto teatral. Esta é a primeira vez que os alunos participam de uma produção internacional.
 As 40 crianças e adolescentes das Viva I e II, que integram o Ponto de Cultura `Viva Cultural’ foram auxiliados pela artista plástica e professora Iracelis Matelli Bianchini, professor de grafitti, Leandro Bellini e a professora de teatro,  Gisele Lançoni.
 No dia 8 (domingo), às 14 horas estarão na Swift, num encontro de mão dupla. “Eles vão conhecer um pouco mais da Companhia Italiana e, ao mesmo tempo, vão contar como foi a participação de cada um, na produção do cenário”, conta o coordenador do Ponto de Cultura, Alexandre Pedroso.
 A produção teatral “I am America” será apresentada na Swif – Graneleiro, nos dias 10 e 11 de julho, às 21 horas.

Nenhum comentário: