sexta-feira, 6 de julho de 2012

No 12º FIT as regiões leste e norte recebem peças e a arte da grafitagem é explorada


A 12ª edição do FIT – Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto apresenta neste sábado (7/7) dois espetáculos de rua “Domdeandar”, da Cia. Teatral ManiCômicos (MG) e “Flor de Macambira”, do Grupo Ser Tão Teatro (PB). Buscando proximidade e interação com o público, as peças serão apresentadas na região leste e norte do município.
 O espetáculo “Domdeandar” será apresentada na Praça do Jardim Nazareth, às 17h. O espetáculo traz o personagem Fernando na busca pelo amor da sua vida, que começa desde a infância do rapaz. Recheada com muito lirismo e encenada com músicas e sonoplastias executadas ao vivo, a peça promete encantar o público.
 Já a peça “Flor de Macambira” conta a história da jovem Catirina, a mais bela jovem da Fazenda Macambira. A jovem sucumbe aos vícios mundanos da vida para entender sua alma e salvar a si e a seu amado. A peça será apresentada às 19h no Residencial Parque Nova Esperança.
 Antes, às 16 horas, o espetáculo infantil “Rádio Show” do grupo Banda Mirim (SP) será apresentado no Teatro Municipal Paulo Moura. A Banda Mirim apresenta um show cênico que faz referência aos antigos auditórios de rádio e que mistura elementos e músicas de todas as peças do grupo. A apresentação é gratuita, com retirada de ingressos com uma hora de antecedência.
 Às 19 horas, a público terá três opções de espetáculos, que estarão acontecendo simultaneamente em diferentes lugares do município. O Teatro Municipal Nelson Castro recebe o Grupo de Pesquisa Teatral Sala 50 com o espetáculo rio-pretense “Morte e Vida Severina”. Já no Teatro do SESI, quem se apresenta é o grupo da Sérvia Kosztolányi Dezsõ Theatre, com a peça Brecht - The Hardcore Machine. E por fim, “Ato de Comunhão” do Grupo GPS Produções Artísticas Ltda se apresentará no Graneleiro, na Swift.
 Esses dois últimos serão reapresentados nos mesmos locais, às 21 horas. Neste mesmo horário, o Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto recebe o espetáculo do grupo carioca “Breu”.
 Encerrando as apresentações deste sábado, o Festival recebe o grupo de teatro BiNeural MonoKultur com o espetáculo “Otra Frecuencia – Audio-Performance de a Dos”, às 20h, no espaço de convivência da Swift. A peça é uma instalação performática, onde os atores são os próprios espectadores que em par levam o público para viagens que os fazem mudar sua percepção de mundo a cada instante.
 A 12ª edição do FIT é realizada pelo SESC SP e Prefeitura de São José do Rio Preto, com patrocínio da Caixa Econômica Federal, Guarani e Bebidas Poty, apoio do Governo do Estado de São Paulo, ProAC – Programa de Ação Cultural, Funarte, SESI e TV TEM, com produção da Fama Produções e Consultoria.

A arte da grafitagem é
explorada no 12º FIT

A 12ª edição do FIT – Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto realiza nos dias 7, 8, 9 e 14 de julho, a partir das 14 horas, uma Galeria Itinerante com os grafiteiros de Rio Preto. O percurso interativo tem o intuito de trocar informações sobre a arte da grafitagem no cenário urbano da cidade e será conduzido por Guto Silva que é grafiteiro, artista plástico e arte-educador.
 Todos os interessados deverão se encontrar na Praça Jornalista Leonardo Gomes, em frente à Biblioteca Municipal, às 14 horas, onde os participantes serão levados de ônibus até o primeiro ponto de análise: o Palácio das Águas. Depois o grupo visitará outros pontos da cidade onde o grafite faz parte da paisagem urbana. O trajeto deve durar cerca de duas horas e meia e vai explorar a cidade de norte a sul.
 Após o percurso, o grupo irá se encontrar com cinco artistas na Praça Dom José Marcondes, onde todos os participantes poderão conferir alguns trabalhos elaborados por eles. Tapumes de madeira serão usados para a grafitagem.
 A Galeria Itinerante é aberta ao público de todas as idades, gratuitamente. “Nós vamos mostrar como se faz essa arte e despertar o olhar das pessoas para o grafite da cidade em que elas vivem. Vão poder vivenciar essa arte e pra quem for da região, é uma oportunidade de explorar a cidade”, afirma Guto Silva, que realiza trabalhos nas ruas desde 2006 e vê no grafite uma possibilidade de intervenção pública.
 A 12ª edição do FIT vai até o dia 14 de julho. É uma realização do SESC-SP e Prefeitura Municipal, com patrocínio da Caixa Econômica Federal, Guarani e Bebidas Poty, apoio do Governo do Estado de São Paulo, ProAC – Programa de Ação Cultural, Funarte, SESI e TV TEM.

Galeria Itinerante
Dias: 07, 08, 09 e 14 de julho
Horário: às 14 horas
Local: Saída em frente à Biblioteca Municipal 
 Praça Jornalista Leonardo Gomes, nº 01 – Centro.

Nenhum comentário: