quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Riopreto Shopping Fashion 2011 a partir de hoje movimenta o mundo da moda


Palestras, workshops, oficinas, exposições e desfiles. Tudo isso compõe o Riopreto Shopping Fashion 2011 — considerado o maior evento de moda do noroeste paulista por trazer há cerca de 20 anos os principais profissionais do ramo, grandes efeitos de passarela, estruturas modernas e informações sobre as atualidades do mundo fashion.
A maratona da moda começa nesta quarta-feira (dia 21) e vai até sábado (dia 22). Todas as atividades do Riopreto Shopping Fashion serão concentradas em uma única estrutura, na Praça 3 de Eventos, onde o público será tomado por novidades do mundo da moda. As atividades formativas são comandadas pelo Senac Rio Preto.
Com o tema central “Explosão de Cores”, esta edição dará espaço para o hit do Verão 2012: o colour blocking. Esta tendência mescla cores fortes e vibrantes em um mesmo look.
Tons fortes como o pink, verde, azul, roxo e laranja estarão presentes na decoração do evento em esculturas de flamingos de mais de 2 metros de altura. Toda a iluminação é em LED. O projeto une o contemporâneo, o moderno e o criativo. Um espelho d’água trará movimento para o espaço, até com chuva real durante os desfiles.
Para equilibrar o projeto arquitetônico do evento, será usado muito preto na passarela, que neste ano vem em formato de U. Os 40 desfiles, que trarão juntos 800 looks, poderão ser vistos pelo público nas ilhas compostas por cadeiras transparentes. Os convites têm de ser retirados nas lojas participantes e são 130 lugares disponíveis por desfile, que tem duração de 40 minutos.
Como é uma estrutura aberta, todos os consumidores do Riopreto Shopping Center serão surpreendidos pelos desfiles do evento de moda. Na quarta, quinta e sexta-feira, serão realizados das 15h às 22h20. Já no sábado, as lojas mostrarão a partir das 10h até as 22h.
O Riopreto Shopping Fashion é realizado pelo Riopreto Shopping Center. A organização dos desfiles é da empresa Allure Models, coordenada pela empresária Paula Giarola. Os desfiles serão acompanhados e formatados pelo produtor Kurlan Rogo, especialista em desfiles de shoppings. A produção também será acompanhada por 50 alunos do curso de estilismo do Senac.  
A maquiagem utilizada durante os desfiles serão exclusivamente da marca O Boticário. Todas as modelos serão maquiadas pelo maquiador Dinho, que foi destaque no lounge de O Boticário na última edição da São Paulo Fashion Week. A Renault deixará exposto um dos lançamentos da marca: o esportivo Duster. 
Moda e informação - Um dos destaques da programação é a palestra do estilista André Lima, na sexta-feira (dia 21), às 14h. Ele falará sobre seu trabalho no mercado da moda, além de apontar tendências que ainda estão por vir. Ele é considerado um dos principais estilistas brasileiros da atualidade.
As exposições “Joias”, “Chapeus” e “Filmes de grandes estilistas” estarão abertas ao público das 10h às 22h. Essas atrações têm como foco trazer informação de qualidade. Esses trabalhos são criações dos alunos do curso técnico em estilismo do Senac Rio Preto, coordenados pelos docentes Dalva Ferrari, Alain Monteiro e Cora Soares. Várias oficinas e demonstrações de maquiagem na passarela também movimentarão o espaço do Riopreto Shopping Fashion a partir das 12h.
 André Lima - Nascido há 33 anos em Belém (Pará), na beirada da floresta amazônica, e lançado para o mundo como estilista do São Paulo Fashion Week, André Lima enxerga a origem cabocla com os olhos globalizados. Cria, assim, uma moda ao mesmo tempo brasileira e absolutamente universal.
Da infância próxima à natureza, guarda um gosto pelas essências. É um dos poucos estilistas que começa o processo criativo pela fabricação da matéria-prima. Assim, faz parcerias com as indústrias têxteis e artesãos, conhecendo a fundo os processos produtivos. Por fim, recria as tramas, cores e tecidos usando a criatividade.
Os tempos de criança, em meio a uma família de mulheres fortes, valeram-lhe também um olhar que valoriza o feminino. Suas roupas se adaptam ao corpo da mulher de uma forma a privilegiar as formas, não de maneira explicitamente sexy, mas com personalidade. Outro traço da moda André Lima é o constante uso de estampas.
O estilista mudou-se de Belém para São Paulo em 1992. Foi trabalhar como produtor de figurinos para TV. Passou uma temporada em Paris, onde estudou com Marie Ruckie, no tradicional Studio Berçot, e na volta ao Brasil começou a fazer escola em grandes grifes.
Passou pelas áreas de criação de Udi Lagalina, Equilíbrio, Blue Man e Cavalera. Nesta última, notabilizada como celeiro de jovens estilistas, André começou a ficar conhecido no mundo fashion. Também na Cavalera, o estilista adquiriu uma certa irreverência que seria uma das marcas de seu trabalho pessoal.
As primeiras criações da própria lavra, peças de streetwear, foram vendidas precariamente em uma barraca no Mercado Mundo Mix. Em 1999, com a marca André Lima no mercado, estreou na Semana de Moda - Casa de Criadores. E dois anos depois, alguns vestidos seus foram solicitados para a chiquérrima loja Daslu.
O estilista paraense está no São Paulo Fashion Week desde a edição Verão 2001. Sua roupas são encontradas em seu showroom na Vila Olímpia, em multimarcas do Brasil e em butiques de Londres e Nova York. 

RIOPRETO SHOPPING FASHION
De 19 a 22 de outubro
Riopreto Shopping (Praça 3 de Eventos)
www.riopretoshopping.com.br

Nenhum comentário: