sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Região se une neste sábado (1/10) para protestar contra hidrelétrica na Cachoeira do Talhadão



  
Um ato ecumênico e suprapartidário será realizado neste sábado, 01/10, no distrito de Duplo Céu (município de Palestina), para protestar contra o projeto da empresa Encalso, que planeja construir duas pequenas usinas hidrelétricas no rio Turvo e na foz do rio Preto.
O ato está marcado para as 10 horas da manhã e terá, além do evento religioso ecumênico, concentração de motociclistas de toda a região, apresentação de violeiros e participação de deputados estaduais e federais eleitos pela região Noroeste de São Paulo.
O objetivo é impedir que a construção de duas centrais hidrelétricas, de pequena carga e baixa capacidade de produção, provoque um desastre ambiental de grandes proporções na região. Segundo ambientalistas, o projeto coloca em risco inúmeras espécies vegetais e animais, além de achados histórico existentes ao longo do rio Turvo, onde ainda serão feitas escavações arqueológicas para mapear a presença de jesuítas e dos primeiros colonizadores do sertão de São Paulo. 
ÚLTIMA CACHOEIRA
A concentração dos manifestantes será na margem do rio Turvo, ao lado da Cachoeira do Talhadão, a última queda d´água importante da região Noroeste. As grandes cachoeiras como Urubupungá, Avanhandava, Itapura, Marimbondo, entre outras, foram submersas para a formação de lagos de grandes usinas hidrelétricas, que hoje fornecem energia para várias regiões brasileiras.
“Nossa região já deu sua contribuição para a geração de energia ao ceder terras férteis para formação dos grandes lagos. Agora é inconcebível destruir o que resta de beleza natural na região, colocar a fauna e a flora em risco, para gerar uma quantidade insignificante de energia, que poderia ser produzida pela queima de bagaço da cana, sem destruir a natureza”, protesta Gisele Paschoeto, da associação de amigos dos rios Turvo e Preto. Para ela, a mini-usina interessa apenas à Encalso.
“As margens do rio Turvo guardam importantes achados arqueológicos que ainda não foram devidamente mapeados e catalogados. O relatório de impacto ambiental da Encalso, por incrível que pareça, não detectou esses achados, que são bem visíveis. Precisamos pressionar muito para que o governo paulista não ceda e dê a licença ao empreendimento, sob pena da ocorrência de danos ambientais  e históricos irreversíveis”, afirma o engenheiro Antonio Carlos Carvalho, que descobriu vestígios importantes da passagem de jesuítas e pioneiros pela região bem antes do que anotam nossos registros históricos oficiais.
CONVITE
Os organizadores do evento convidam a todas as pessoas preocupadas em defender o meio ambiente para se unam ao movimento em defesa do Talhadão e contra as duas pequenas hidrelétricas da Encalso.
Essa importante causa já conta com apoio da Diocese do Rio Preto, das igrejas evangélicas, dos deputados e do senador eleitos pela região, vereadores e lideranças comunitárias da região.
Para ter mais informações sobre o movimento, acesse o site: www.salveoturvo.com.br
COMO CHEGAR
Ir pela BR-153 sentido Minas, entrar no acesso a Palestina, passar pela cidade e seguir até o Distrito de Duplo Céu, que fica a cerca de 2 km do rio Turvo. Distância aproximada de Rio Preto ao Talhadão: 80 km.
MAIS INFORMAÇÕES:
Antonio Carlos Carvalho: 17 – 81331404  
Gisele Paschoeto:  17 – 3293.1191 – 91551975- 9103.3947

Nenhum comentário: