quarta-feira, 28 de setembro de 2011

DIA MUNDIAL DA CAMINHADA com uma "caminhada" na Represa Municipal de Rio Preto


Às 9h30, do dia 1º de outubro, sábado, o SESC Rio Preto comemora o DIA MUNDIAL DA CAMINHADA com uma "caminhada" na Represa Municipal de São José do Rio Preto. 
No mês de outubro de 2011, a TAFISA coordena o evento Dia Mundial da Caminhada, que chega este ano a incluir 60 países – incluindo o Brasil – que simultaneamente promoverão o evento, que é aberto a ambas as idades e tem como objetivo fazer pessoas de todas as faixas etárias aderirem ao esporte, a fim de conscientizar toda a população para a importância do esporte e da atividade física, transformando assim a cidade mais saudável. 

O que é o Dia Mundial da Caminhada:

O Dia Mundial da Caminhada – World Walking Day – é um evento liderado pela Trim and Fitness International Sport for All Association – TAFISA, que reúne cerca de 60 países em torno de uma caminhada todos os anos. Este evento reúne participantes de ambos os sexos e qualquer idade, não havendo distinção ou categoria entre eles. Tradicionalmente, o evento consiste na promoção de uma caminhada, através de roteiros culturais, turísticos e ecológicos, sendo também uma promoção que reúne milhões de pessoas em todo o mundo, com o objetivo de conscientizar indivíduos e grupos quanto à importância dos exercícios físicos para uma vida mais saudável. 
Como começou:
O ponto de partida do WWD aconteceu no dia 7 de junho de 1992, quando a TAFISA organizou no Rio de Janeiro, uma caminhada ecológica com a desão de 250 mil pessoas, representando uma das maiores participações em um único evento, num só dia da história do esporte, e contribuindo para fixar a imagem do compromisso internacional quanto à defesa da natureza em escala global. Este empreendimento foi idealizado e implementado por Jurgen Palm (presidente da TAFISA), Lamartine DaCosta (brasileiro, membro do Conselho Diretor da TAFISA), Isaac Braz (líder internacional do movimento em prol de caminhadas) e João Nelson dos Santos (coordenador do evento e líder da Campanha Esporte para Todos em São Paulo, desde 1977). A edição inaugural do Dia Mundial da Caminha – DMC se fez presente por ocasião do Earth Summiy 92 (ECO92 – Rio de Janeiro), e em sua segunda edição, em 1993, já contava com a adesão de mais de 15 países. No caso do Brasil, em especial, os resultados iniciais positivos da caminhada ganham maior significado ao se observar o contexto histórico dos esportes de lazer e de promoção comunitária, que sempre se revelaram bem sucedidos ao serem liderados em condições de responsabilidade social. 
Para mais informações sobre a programação do SESC Rio Preto ligue para a Central de Atendimento no (17) 3216 9300 ou acesse nosso portal 
www.sescsp.org.br/riopreto.

Dia Mundial da Caminhada
Data: 1º de outubro, sábado.
Horário: às 9h30.
Local: Represa Municipal de São José do Rio Preto – SP.
Informações: (17) 3216 9300 ou www.sescsp.org.br/riopreto.
Grátis.

Nenhum comentário: