sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Oficina Fred Navarro - Inscrições Abertas para o 2º Semestre - Atividades Gratuitas


São 509 atividades e mais de 18 mil vagas na capital, litoral e interior do Estado, com programação de música, teatro, dança, entre outras atividades. A Secretaria de Estado da Cultura abriu em 8 de agosto as inscrições para as atividades do segundo semestre que acontecerão nas sedes das 21 Oficinas Culturais do Estado de São Paulo. As aulas começam em agosto e vão até dezembro. Para o Secretário de Estado da Cultura, Andrea Matarazzo, as Oficinas Culturais, como parte do programa de formação cultural do Governo de São Paulo, oferecem conhecimento de qualidade a agentes culturais e artistas. “Neste semestre, nossa programação terá um enfoque especial para as áreas de capacitação e gestão cultural e para as ações voltadas ao desenvolvimento do potencial artístico e criativo da capital e do interior”. Criadas em 1986, as Oficinas Culturais são espaços onde são realizadas atividades variadas de formação como cursos, palestras, seminários e debates, e, também, são promovidas ações de difusão cultural como espetáculos de teatro, de dança, de circo, de música, mostras de artes visuais, de cinema, de vídeo e de fotografia, entre outras.
Neste semestre serão oferecidas mais de 18 mil vagas, distribuídas pelas 21 Oficinas Culturais, seis delas na capital (Bom Retiro, Brás, Barra Funda, Itaquera, Vila Brasilândia e São Miguel Paulista) e 15 no interior (Araçatuba, Araraquara, Bauru, Campinas, Iguape, Limeira, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba). 
Entre as inúmeras atividades, destacam-se a oficina de Empreendedorismo Cultural: Concepção, Planejamento e Formatação de Projetos, com coordenação da organização social Horizontes, por meio do Centro de Apoio ao Desenvolvimento e ao Empreendedorismo, e o workshop e palestra com o tema Economia Criativa e Cidades Criativas, sob a coordenação da economista Ana Carla Fonseca, que acontecerá tanto na capital como no interior. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas em cada unidade das Oficinas Culturais. Para saber mais sobre os endereços e detalhes de todas
as atividades, os interessados podem acessar o site http://www.oficinasculturais.org.br/

PROGRAMAÇÃO OFICINA FRED NAVARRO

 Atividades com Início em Agosto:

OFICINA DE MODELAGEM EM
ARGILA PARA DEFICIENTES VISUAIS
Coordenação: Lúcia Santos
19/8 a 14/10/2011 – sextas-feiras – 8h30 às 11h30
Público: portadores de deficiência visual com conhecimento na área a partir de 12 anos
Instituto Riopretense dos Cegos Trabalhadores
Rua Antônio de Godoy, 5674 - Nova Redentora
São José do Rio Preto/SP
A oficina é uma oportunidade de aproximar o deficiente visual da produção plástica, estimulando a percepção tátil e as diversas formas de interação dos sentidos sensoriais, possibilitando o contato e reflexão sobre essa manifestação artística, na perspectiva do processo criativo e a construção da imagem através da percepção corporal.
Lúcia Santos é especialista em Arte-educação e licenciada em Educação Artística. Já atuou como professora de desenho e atualmente coordena atividades na área de Artes Plásticas no SESC Rio Preto.

CURSO DE FORMAÇÃO DE CORALISTAS
Coordenação: Maestro Paulo de Tarso
23/8 a 8/11/2011 – terças-feiras e sábados – 19h às 22h (terças) | 9h às 12h (sábados)
Público: interessados sem conhecimento prévio a partir de 16 anos

Oficina Fred Navarro
Rua Coronel Spínola de Castro, 5084 - Imperial
A atividade irá trabalhar técnicas de canto com repertório variado, tornando o participante apto a cantar sob a regência de um maestro. As aulas terão conteúdo prático e teórico, oferecendo aos participantes as bases necessárias para a prática coral.
Paulo de Tarso é maestro há mais de 20 anos. Realizou estudos de regência coral e orquestral em diversas partes do mundo, notadamente na Alemanha. Coordena concertos de música erudita e movimentos corais na região.

OFICINA DE TEATRO
Coordenação: Leandro Aveiro
23/8 a 8/11/2011 – terças-feiras – 9h às 12h
Público: iniciantes na área a partir de 14 anos
Salão Paroquial Nossa Senhora do Brasil
Rua Augusto Stringari, s/nº - São Deocleciano
São José do Rio Preto/SP
A atividade inclui jogos e exercícios que irão propiciar o desenvolvimento de habilidades de expressão teatral, como compor personagens, improvisar e se utilizar da expressão vocal e corporal.
Leandro Aveiro é ator, diretor teatral e pedagogo. Trabalha com teatro há mais 15 anos e atualmente é diretor da Cia. Livre de Teatro, onde dirige
espetáculos para adultos e crianças.

OFICINA DE PRÁTICA DE ORQUESTRA
Coordenação: Daniel de Souza
24/8 a 30/11/2011 – quartas-feiras – 19h às 21h
Público: interessados com conhecimento intermediário na área a partir de 16 anos.
Assistência Social Formosa
Avenida Nelson da Veiga, 100 - Jardim do Bosque
São José do Rio Preto/SP
Nesta oficina os instrumentistas de sopros, cordas e metais terão conhecimento do funcionamento e conscientização do propósito de uma orquestra, onde o músico aprendiz terá a oportunidade de trabalhar percepção auditiva e a coordenação motora, de executar sob regência de um maestro,
oferecendo subsídios para o aprimoramento de suas habilidades musicais.
Daniel de Souza é professor de música em Rio Preto em diversas instituições de ensino, entre elas o Projeto Guri. Participa da implantação de projetos de difusão de música erudita na cidade e possui experiência na execução instrumental de saxofone, flauta transversal e piano.

Oficina Fred Navarro
Rua Coronel Spínola de Castro, 5084 - Imperial
São José do Rio Preto/SP
telefones: 17 3234 2405 / 3212 9235
e-mail: frednavarro@oficinasculturais.org.br
site: http://www.oficinasculturais.org.br/

Nenhum comentário: