terça-feira, 15 de março de 2011

São José do Rio Preto assume termo de compromisso de "Cidade Amiga do Idoso"


O prefeito de São José do Rio Preto Valdomiro Lopes da Silva Júnior e a presidente do Fundo Social de Solidariedade, primeira-dama Eliana Lopes, assinaram nesta terça-feira (15/3) Termo de Compromisso para tornar o município “Cidade Amiga do Idoso”. A assinatura do documento ocorreu durante o encontro “Desafios do Envelhecimento – Cidade Amiga do Idoso”, que contou com a participação do especialista no assunto e assessor da ONU, Alexandre Kalache. O evento, que teve início nesta terça e termina nesta quarta-feira (16/3), é promovido pela Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio do Fundo Social de Solidariedade e Secretaria de Saúde, em parceria da Sociedade de Medicina e Cirurgia, Conselhos Municipais do Idoso e Saúde, Unimed e Famerp. O ciclo de debates tem por objetivo promover a discussão de políticas públicas que devem ser implementadas para que a população idosa possa ser atendida e tenha acesso aos equipamentos públicos não só em Rio Preto, mas em toda a região. Durante o evento também assinaram o Termo de Compromisso representantes dos municípios de Bady Bassitt, Bálsamo, Cedral, Floreal, Ibirá, Ipiguá, Guarani d’Oeste, Mendonça, Mirassolândia, Neves Paulista, Nova Granada, Onda Verde, Orindiúva, Paulo de Faria e Tanabi. “O município conseguiu que várias secretarias exerçam um trabalho conjunto nas ações para a implementação de políticas públicas em atenção à população idosa. O grande desafio é tirar o idoso do ostracismo. Hoje, Rio Preto já adota uma série de ações que beneficiam os idosos”, afirma o prefeito. Segundo o médico e coordenador do Núcleo de Promoção à Saúde da Secretaria de Saúde de Rio Preto, Antônio Caldeira, o evento tem ainda por objetivo discutir como adequar à sociedade e estruturar as cidades da Alta Araraquarense para o aumento da população idosa. “Em 2050, o mundo terá 2 bilhões de idosos, segundo estimativas da OMS. Mais de 80% deles estarão vivendo em países como o Brasil. No País, o percentual de pessoas idosas irá de 9% a 18% em apenas 17 anos (2005 a 2022). Na região de Rio Preto, a população com idade superior a 60 anos corresponde a 13% da população total, 
enquanto à media estadual é de 10%”, afirma Caldeira. “Os trabalhos com os grupos da terceira idade são prioridades para nós. Hoje, os idosos fazem parte de inúmeras atividades realizadas no município como o JORI - Jogos Regionais dos Idosos, academias da terceira Idade, cursos de dança, artes plásticas, além das atividades do Centro de Convivência do Idoso. Esse encontro é muito oportuno e vai fortalecer nossas propostas e abrir discussão para novas inclusões dos idosos aqui e em toda região”, afirma a presidente do Fundo Social de Solidariedade de São José do Rio Preto, Eliana Lopes.

Dia 16/3 - Quarta-feira
Reunião com Universidades e Centros Acadêmicos
Horário: 11h 

Oficina “Cidade Amiga do Idoso” 
- Municípios de São José do Rio Preto e região
Horário: 14h
Local: Sociedade de Medicina e Cirurgia de 
São José do Rio Preto, alameda Oscar de Barros 
Serra Dória, 5.661 – Jardim Panorama
Telefone: (17) 3227-8832

Nota d'A Página: Este bloguista como conselheiro do idoso também estará empenhado em que nossos sonhos se tornem realidade e pede à todos que suas aspirações e anseios sejam enviados ao nosso arquivo para que possamos tornar nossa linda cidade um exemplo para todo o Brasil. Grato Sidinei.  

Nenhum comentário: