sábado, 19 de março de 2011

Relançamento de selo comemorativo e Encontro Filatélico agitam a cidade de Ribeirão Preto



Com várias atividades filatélicas, aconteceu no último dia 12 de março na Sede Social do Botafogo Futebol Clube, o primeiro Encontro Filatélico do ano em Ribeirão Preto.
Na abertura do encontro foi realizado o relançamento do selo postal comemorativo dos “150 anos de Nascimento do Padre Landell de Moura”.
Representando o Diretor Regional dos Correios de São Paulo Interior, Luiz Roberto Pagani, Cleber Rogério Reis, gerente da Agência Central dos Correios de Ribeirão Preto, enalteceu a importância do relançamento do selo dos 150 anos de Nascimento do Padre Landell de Moura e do Encontro Filatélico. “É uma forma de incrementar a filatelia naquela região e fortalecer, em especial, o Grupo Filatélico de Ribeirão Preto”, acrescenta Cleber.

 Este jornalista filatélico organizando
 a mesa de obliterações e as medalhas.

Momento do relançamento do selo 150 anos de
 Nascimento do Padre Landell de Moura.


Márcio Javaroni (direita), presidente do
 Grupo Filatélico de Ribeirão Preto, discursando.
 Da esquerda para a direita: Márcio Javaroni, presidente do Grupo Filatélico de Ribeirão Preto; Cleber Rogério Reis, gerente da Agência 
Na ocasião, o presidente do Grupo Filatélico de Ribeirão Preto, Márcio Javaroni, fez a entrega das medalhas e dos certificados de participação a expositores da EXPOFINTER 2010 (Exposição Filatélica do Interior de São Paulo), realizada em setembro do ano passado, no Theatro Pedro II daquela cidade.
Organizado pelo Grupo Filatélico de Ribeirão Preto, com apoio da ECT – Empresa Brasileira de Correios de Telégrafos; Fefiesp – Federação das Entidades Filatélicas do Estado de São Paulo; Abrafite – Associação Brasileira de Filatelia Temática; Abracar – Associação Brasileira de Carimbologia; Abrajof – Associação Brasileira de Jornalistas Filatélicos e Toque de Letra Comunicação, o encontro teve como objetivo estimular a filatelia, ou seja, a prática do colecionismo de selos e peças correlatas e incentivar o intercâmbio de conhecimentos entre os colecionadores de Ribeirão Preto e região com os demais, assim como disponibilizar, por meio da presença de comerciantes de outras localidades, a possibilidade de incremento das coleções, tanto aos iniciantes quanto aos mais experientes.
No encerramento do encontro, foram proferidas as palestras:
“MAXIMAFILATELIA”, pelo filatelista Agnaldo de Souza Gabriel, Presidente da Sociedade Filatélica e Numismática de São José do Rio Preto, um dos maiores especialistas em máximos postais do Brasil.
“FILATELIA TEMÁTICA”, com o filatelista Geraldo de Andrade Ribeiro Júnior, presidente da Fefiesp (Federação das Entidades Filatélicas do Estado de São Paulo) e da Abrafite (Associação Brasileira de Filatelia Temática).
Os organizadores do encontro se mostraram satisfeitos com o resultado desse primeiro Encontro Filatélico, já pensando na organização do segundo. 


Sobre o selo Landell de Moura

O selo, de autoria da artista Lidia M. Hurovich Neiva, funcionária do DEFIP – Departamento de Filatelia e Produtos da ECT, retrata o Padre Landell de Moura falando ao microfone no “transmissor de ondas”, um dos aparelhos por ele inventado. O desenho foi composto utilizando uma imagem do Padre Landell (busto) e do aparelho, criando uma montagem complementada com pintura digital, numa reconstrução da realidade. Ao fundo, são reproduzidas a patente obtida em 1904, nos Estados Unidos, e a planta do aparelho. No lado esquerdo inferior, uma onda de rádio modulada em amplitude – ou AM, do inglês Amplitude Modulation, transmissão da voz humana a longas distâncias sem utilização de fios. A ambientação em tons de sépia, a moldura em tom dourado e a fonte manuscrita nos remetem à época, final do século XIX. Foram utilizadas as técnicas de fotografia e computação gráfica.
Foram impressos 300 mil selos a R$ 1,10 cada (1º Porta Carta Comercial). 
A peça filatélica poderá ser adquirida nas agências e na loja virtual dos Correios (www.correios.com.br/correiosonline).

 José Nilton (esquerda), Presidente da Sociedade Filatélica
 e Numismática de Franca,
 e
 Cleber Rogério Reis.






Márcio Javaroni, presidente do Grupo Filatélico de
 Ribeirão Preto e Agnaldo de Souza Gabriel
 de São José do Rio Preto



Filatelista Dr. José Roberto Marques fazendo a entrega
de medalha e certificado a este jornalista filatélico. 

Filatelista Geraldo de Andrade Ribeiro Júnior, presidente da Fefiesp  fazendo a entrega de medalha e certificado ao filatelista Dr. José Roberto Marques.

Filatelista Francisco Zambom, fazendo a entrega de medalha e 
certificado ao filatelista e esperantista prof. Benedicto Silva.


Gerente da Agência Central dos Correios de Ribeirão Preto, 
Cleber Rogério Reis (dir.), e o  Autharis de Freitas





Comerciantes e colecionadores durante o Encontro Filatélico.

Comerciantes e colecionadores durante o Encontro Filatélico.

Comerciantes e colecionadores durante o Encontro Filatélico.

Participantes e comerciantes e colecionadores durante o Encontro Filatélico.

Nenhum comentário: